Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 01:41:18
Geral

Conferência

13/11/2014

Defesa Civil de Campo Largo participa de Conferência em Brasília

Conferência

13/11/2014

Fonte: Depcom/PMCL

De 4 a 7 de novembro, foi realizada em Brasília a 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (CNPDC). Campo Largo se fez presente no evento, sendo representado por Arildo Portugal, um dos delegados eleitos no estado do Paraná e representante da Defesa Civil no município. A Conferência teve como objeto promover, incentivar e colocar em discussão a questão da Proteção na Defesa Civil, uma das principais mudanças apresentadas pela Política Nacional prevista na Lei nº 12.608/12.

Segundo o coordenador do órgão no município, Alexandre Telesse, a legislação prevê que União, os estados e municípios— com a colaboração de entidades públicas ou privadas e sociedade em geral— adotem medidas preventivas necessárias à redução dos riscos de desastres.

“Fomos ao evento incumbidos de apresentar as propostas que foram elaboradas em Curitiba, na Conferência Estadual de Proteção e Defesa Civil, que aconteceu em abril deste ano. Depois disto, encaminhamos as propostas para a 2ª Conferência Nacional de Defesa Civil, onde 1,5 mil participantes discutiram e promoveram debates acerca de uma abordagem sistêmica das ações de defesa civil, priorizando a prevenção para minimizar desastres e o apoio as pessoas e localidades atingidas”, diz.

Os debates realizados no evento foram orientados por um texto referência, organizado pela Comissão Organizadora Nacional, com explicações sobre os quatro temas do evento: gestão integrada de riscos e resposta a desastres, integração de políticas públicas relacionadas à proteção e à Defesa Civil, gestão do conhecimento em proteção e Defesa Civil, e mobilização e promoção de uma cultura de proteção e Defesa Civil na busca de cidades resilientes.

No total, cerca de 30 mil pessoas foram envolvidas direta ou indiretamente em 460 conferências que aconteceram nas esferas municipais, intermunicipais, estaduais, livres e virtuais.

Telesse finaliza explicando que as propostas apresentadas visam incentivar e criar programas permanentes de capacitação, treinamento e qualificação em Proteção e Defesa Civil para agentes públicos, escolas, comunidades e sociedade em geral.

“A nossa ideia é fortalecer a rede de multiplicadores, promovendo uma cultura nacional de prevenção e uma consciência acerca dos riscos de desastres. A semana de trabalho foi interessante para promover, incentivar e divulgar o debate sobre novos paradigmas para a Proteção e Defesa Civil”, finaliza o coordenador.