Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 01:53:22
Geral

Recuperação

06/11/2014

Campo Largo recebe verba para recuperação de prédios públicos

Recuperação

06/11/2014

Fonte:Depcom/PMCL

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, do Ministério da Integração Nacional, autorizou na tarde da última quinta-feira (30) o repasse de cerca de 752 mil reais para Campo Largo. A verba será destinada para o restabelecimento de serviços essenciais na cidade, em especial a aquisição de telhas para locais atingidos pela tempestade de granizo do último dia 17. Segundo o Ministério, o recurso foi repassado a título de transferência obrigatória.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil em Campo Largo, Alexandre Telesse, a verba será utilizada, principalmente, para a aquisição de telhas para prédios públicos, escolas e unidades de saúde que ainda não foram atendidos.

“A partir do momento das chuvas e do consequente reconhecimento de estado de emergência do nosso município, a União – através da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil— libera essa verba para ajudar na reestruturação dos serviços no município. Vai ser de fundamental importância para a cidade e os moradores de Campo Largo”, comenta.

A partir de agora, o município aguarda somente o trâmite bancário para poder utilizado o dinheiro.

Como funciona a liberação da verba

A partir do momento da tempestade, a Defesa Civil prepara um relatório chamado Formulário de Informação de Desastre (FIDE). Este documento é preenchido com informações sobre o mapeamento das áreas atingidas e o número de pessoas afetadas. Após isto, o FIDE é encaminhado para a Defesa Civil Estadual e Federal.

Com base nesse documento, que conta com um parecer técnico feito por responsáveis, sendo verificado o grau do desastre e o levantamento estimado dos estragos, é decretado o estado de emergência.

Para o que município recebesse a verba, foi necessário elaborar um Plano de Resposta, documento criado pela parte técnica da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e demais secretarias, juntamente com a Defesa Civil, enumerando os setores mais afetados pela catástrofe.

Esse documento é enviado fisicamente e on-line para apreciação do Ministério da Integração Social. Reconhecida a situação do município, a verba é liberada obrigatoriamente.