06/11/2014
Ameaçado, Coxa revê Fluminense no mesmo cenário da barbárie de 2009
06/11/2014
Fonte:G1.com
Foto: Reprodução/RPCTV
Após cinco anos, o mesmo cenário se repete. Ameaçado pelo fantasma do rebaixamento na atual temporada, o Coritiba reencontra o Fluminense no palco da invasão de campo, briga generalizada e destruição do Couto Pereira em 2009, quando o time caiu para a Série B do Brasileiro após empate em 1 a 1 com a equipe carioca.
A angústia e preocupação de passar mais uma temporada na Série B do Campeonato Brasileiro é a mesma para o Coritiba. Atualmente, a equipe alviverde ocupa a 17ª colocação, passando 27 das 32 rodadas, afundado no Z-4 da competição, desempenho que deixa o Coxa com 56% de chances de ser rebaixado.
Apesar das semelhanças, o encontro marcado para às 19h30 (horário de Brasília) do próximo sábado também tem suas diferenças. Ao contrário daquele ano, nesta temporada, o Fluminense busca uma vaga na Libertadores, ocupando a quarta posição do Brasileirão, com 54 pontos e quatro vitórias consecutivas.
Naquela partida, do dia 6 de dezembro de 2009, a torcida do Coritiba fez uma grande festa antes da bola rolar e lotou o Couto Pereira. Mas ninguém imaginava que os mesmos torcedores seriam protagonistas de um dos capítulos mais tristes do futebol brasileiro.
Com Ney Franco no comando técnico e o goleiro Vanderlei na meta - único jogador remanescente daquela temporada - o Coxa saiu atrás no placar, com gol de Marquinho para o Tricolor, aos 27 minutos do primeiro tempo. Oito minutos depois, o zagueiro Pereira conseguiu empate de cabeça, após cobrança de falta de Marcelinho Paraíba.
O resultado de 1 a 1 garantiu a permanência do Fluminense na elite em 2010 após uma invencibilidade de 11 jogos nas últimas rodadas (sete vitórias e quatro empates). Por outro lado, o empate acabou rebaixando o time paranaense no ano de seu centenário em função da vitória do Botafogo sobre o Palmeiras por 2 a 1, no Engenhão. Os paranaenses terminaram na 17ª colocação, com 45 pontos.
Após o apito final, cenas lamentáveis. Torcedores do Coritiba invadiram o gramado para agredir o árbitro gaúcho Leandro Vuaden. A Polícia Militar teve de intervir e houve o confronto. Cadeiras do estádio foram destruídas por vândalos e várias pessoas ficaram feridas. A confusão ainda rendeu ao Coritiba uma punição de perda de 10 mandos de campo e a interdição do Couto Pereira.
No confronto deste sábado, independente do resultado, o rebaixamento alviverde ou uma vaga na Libertadores não serão definidos, porém, um resultado de vitória para o Coritiba significa a saída do Z-4 e um relativo alívio na competição.