30/10/2014
Psicólogo garante que pode ajudar jogadores do Coritiba na reta final
30/10/2014
Fonte:G1.com
Foto:Reprodução RPCTV
Contratado há uma semana, o psicólogo Maurício Pinto Marques sabe que está em meio a um momento delicado do Coritiba, mas acredita que pode contribuir com o clube na reta final do Brasileirão. Anunciado pelo treinador Marquinhos Santos após o empate em 1 a 1 com o Grêmio, no último sábado, Marques tem a missão de evitar o abatimento dos jogadores e resgatar o ânimo da equipe nas últimas sete rodadas do Brasileirão.
Em entrevista ao GloboEsporte.com, o psicólogo afirma que o objetivo é um trabalho de longo prazo e que não quer somente "apagar incêndio", como definiu. No entanto, para o momento, ele acredita que pode ajudar a melhorar a produtividade dos atletas.
- É claro que o meu trabalho terá frutos muito maiores a longo prazo, mas mesmo neste curto tempo, posso contribuir muito na produtividade dos atletas dentro e fora de campo. Cheguei semana passada e não estou aqui só para apagar o incêndio, disse.
O profissional chegou para ocupar a vaga deixada pela psicóloga Flávia Focaccia, demitida no início deste ano, e está entre os integrantes da comissão técnica. Ele enfatiza que a psicologia esportiva é muito diferente da tradicional, com enfoque não apenas no emocional, mas principalmente na performance dos atletas.
- A psicologia no esporte é muito diferente da tradicional. A gente não faz terapia, mas trabalhamos com alto rendimento, auxiliando na performance do atleta e, claro, não esquecendo o lado humano. Faço parte da comissão técnica e acompanho todos os treinamentos. Realizo desde reuniões em grupo até conversas individuais - explicou o especialista.
Um dos jogadores que mais recebeu atenção nos últimos dias foi o meia Robinho, grande alvo de críticas da torcida por perder chances claras de gols no final do empate diante do Tricolor Gaúcho. Marquinhos Santos inclusive saiu em defesa do atleta após o jogo e condenou a atitude dos torcedores.
Com 32 anos, Maurício Pinto Marques é formado em psicologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, mestre e no último ano de doutorado em psicologia do Esporte pela UAB, de Barcelona. Na Espanha, o profissional realizou inúmeros estágios, incluindo passagens pela Fundação Marcet e pelo RCD Espanyol. No Brasil, Maurício tem um consultório particular, que inclusive será transferido de Porto Alegre, para Curitiba.
Até o término do Brasileirão, o trabalho do gaúcho estará inteiramente focado no grupo principal, porém, na sequência, as categorias de base também serão beneficiadas.