24/10/2014
A tempestade que caiu no fim da tarde de sexta-feira (17) com fortes chuvas, vento e granizo prejudicou Campo Largo e seus habitantes. Os estragos foram tão grandes, que andando pela cidade na manhã de sábado (18) era difícil encontrar uma casa ou estabelecimento comercial com as telhas intactas.
Desde segunda-feira (20), a apresentadora Chris Minuzzo colocou o Programa Em Boa Companhia – de segunda a sexta, das 9 às 10 da manhã, à disposição da população, atendendo dezenas de ouvintes dispostos a fazer doações, encaminhando-os ao Centro da Juventude, bem como as solicitações de ajuda que vinham dos bairros atingidos.
Pedidos de lonas, telhas, víveres e colchões foram feitos no ar, e a solidariedade do povo campo-larguense falou mais alto: em minutos vinham respostas de ajuda, mensagens de alento e de recomeço. Exemplos disso vieram das ouvintes Roseli (Jardim Aparecida) e Lucy (Bom Jesus), que, mesmo não afetadas pela tempestade, disponibilizaram-se a ajudar quem precisa.
O marido de D. Roseli está desde a madrugada de sábado (19) ajudando a trocar telhas de várias casas que sofreram com as enormes pedras de granizo que caíram na cidade. Maria José, do centro, contou que fez fornadas de pão para levar aos desabrigados, enquanto corria atrás de doações para amigos que perderam suas coisas com as chuvas.
D. Albertina, do Jardim Social, deixou de lado suas goteiras e foi atrás de ajuda à sua vizinha Lúcia, que perdeu tudo, e outros ouvintes, sensibilizados pelo seu depoimento na rádio, também foram ajudar. Várias das centenas de voluntários que vêm trabalhando incansavelmente desde sexta-feira divulgaram na rádio as solicitações do Centro da Juventude de telhas, colchões, alimentos, produtos de higiene e limpeza, para serem levados até o local, e serem redistribuídos aos necessitados cadastrados.
Enfim, em meio a tanta tristeza, destaca-se a grande solidariedade do povo campo-larguense. Se o dia 17 de outubro vai ficar na história como o dia em que a natureza castigou duramente nossa cidade, os dias seguintes ficarão marcados por uma palavra que regeu a vida de centenas de pessoas: a SOLIDARIEDADE! Parabéns, campo-larguenses!