24/10/2014
Após o encerramento da sessão na última segunda-feira (20), o Prefeito, a convite dos Vereadores, assumiu a tribuna da Câmara e conversou com moradores e empresários da região de São Luiz do Purunã sobre o pedágio. Segundo o Presidente da Câmara, Vereador Joel Bathke, o Prefeito Luiz Costa sempre atende aos convites da Câmara, “sempre que precisamos ele se faz presentes para conversar com a população”, disse Bathke.
O prefeito começou relembrando de como surgiu o pedágio no Estado do Paraná. Segundo ele, desde 1994 este é um problema de diversos moradores de várias cidades do Paraná. “Aqui na cidade em outros anos já foi tentado criar Leis para auxiliar os moradores de São Luiz do Purunã, que pagam normalmente o pedágio”, disse Costa, porém segundo ele vários problemas apareceram e o Projeto de Lei não foi levado a diante.
“Já estivemos reunidos com representantes da CCR Rodonorte e com o Departamento de Estradas e Rodagens (DER), e a isenção dos moradores não foi aceita pela empresa”, disse o Prefeito. Costa lembra que foi acompanhado dos Vereadores Jocemir Favaro e Benedito Karachinski.
Para o Prefeito a solução seria montar uma comissão com moradores e Vereadores, para uma conversar com os Diretores da Rodonorte. “Precisamos tentar achar uma solução, precisamos nos reunir e conversar com a empresa”, afirmou Costa. O Prefeito esclareceu não ser contra o pedágio, porém acredita que o valor é abusivo, “temos uns dos pedágios mais caros do Brasil”, disse. Além do assunto central, o Prefeito conversou com os presentes sobre questões como a dificuldade de instalações de empresas em São Luiz do Purunã, por conta da APA Devoniana (Área de Preservação Ambiental). Também esclareceu dúvidas sobre a conservação e manutenção de acesso ao distrito.
A conversa durou aproximadamente 1h e nos próximos dias a comissão deve ser montada. “Coloco-me a disposição de todos, para juntos tentarmos soluções que beneficiem principalmente o cidadão Balsa-novense”, finalizou Costa.