20/10/2014
Rede de distribuição de energia foi seriamente danificada após granizo e vendaval. Equipes da Cocel trabalham para restabelecer o fornecimento em toda cidade, prejuízo ultrapassa os R$300 mil
20/10/2014
O granizo de sexta, 17, causou muitos problemas na rede de distribuição de energia. Duas subestações, que são os principais pontos de distribuição de energia na cidade, foram danificadas com as pedras. Na sexta, 30 mil imóveis ficaram sem energia. Todas as equipes da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel trabalharam direto para reparar os danos. Na maior parte da cidade o fornecimento foi normalizado já na sexta-feira, por volta das 19 horas. O restabelecimento total ocorreu na tarde do sábado. Porém, a ventania que atingiu a cidade no domingo causou ainda mais danos à rede que o granizo. Foram problemas mais graves, com rompimento de cabos, queda de postes e principalmente desligamento de transformadores em toda a extensão do município.
Na manhã de hoje cerca de 500 imóveis estão sem energia, e a previsão é que a normalização completa ocorra até terça-feira. Todas as equipes continuam trabalhando, e a prioridade durante toda a semana será para atendimentos emergenciais. O prejuízo estimado da Companhia é de R$300 mil, sem contar os reparos na frota que foi danificada. Ainda há risco de fortes chuvas e granizo em Campo Largo, por isso a Companhia está trabalhando em alerta máximo.
Contato com a Cocel
Quem estiver com problemas no fornecimento de energia pode avisar a Cocel enviando mensagem de celular (sms). É preciso enviar o número da unidade consumidora para o número (41) 9106-9146. É importante ressaltar que na mensagem deve ser informado apenas este número, sem o dígito, e sem escrever mais nada.
O atendimento na sede administrativa ocorre normalmente, das 8h às 17h30 de segunda a sexta-feira.
Cuidados ao fazer reparos nas casas
É preciso tomar alguns cuidados ao realizar os reparos nas casas danificadas, para evitar acidentes e danos em equipamentos:
- Cuidar ao levantar telhas, escadas e andaimes para não esbarrar na rede de distribuição de energia;
- Se o imóvel estiver alagado, deixe o disjuntor desligado até que tudo esteja seco. É um grande risco deixar o local energizado, pois a energia pode ser conduzida pela água e causar choques;
- Evite prender deixar lonas soltas próximas à rede de distribuição. Com o vento, a lona pode ficar enroscada na rede. Caso isto aconteça, não tente tirar sozinho, entre em contato com a Cocel.
Conserto da iluminação pública será feito em etapas
A iluminação pública dos bairros atingidos pelo granizo foi seriamente danificada. A estimativa é que 60% das luminárias da região tenham sido danificadas. Os reparos devem começar após o atendimento a todos os casos emergenciais, e será feita em etapas.