19/10/2014
Christiane Yared agradece votação em Campo Largo
19/10/2014
Por: Danielli Artigas de Oliveira
Christiane Yared (PTN) foi a candidata a deputada federal mais votada no Paraná, com 200.144 votos. Em Campo Largo, ela também foi a mais votada, com 5.356 votos, quase 10% dos votos locais. A deputada eleita esteve no município nesta quarta-feira (15), aonde deu entrevista à Folha de Campo Largo e à Rádio Ágape no programa Tarde Show com Nei Santos e Inácio Junior.
Campo Largo foi o segundo maior colégio eleitoral que elegeu Christiane e ela afirma que isso será lembrado durante seu mandato, diz que irá ouvir os campo-larguenses e estar sempre aberta ao que for possível ajudar. “Devo este respeito a Campo Largo. No que me compete, que é trabalhar com Leis, estarei de portas abertas para a cidade”, afirma ela, que trabalhará para que as cidades sejam melhor estruturadas. Quanto à votação local, ela diz que deve ao apoio do candidato Maurício Rivabem que trabalhou em nome dela e também porque as pessoas sabem de sua luta após o fatal acidente em 2009, no qual morreu o filho dela e um amigo campo-larguense.
Pela primeira vez candidata e com uma votação surpreendente, ela afirma que sabe da responsabilidade que agora tem, está bem ciente do que vai encontrar no Congresso Nacional e irá lutar por suas propostas e ideais. “Imaginava que ia me eleger, mas não com essa expressividade. A campanha foi uma jornada maravilhosa. Agora, para o Congresso, sei que é um ambiente difícil e por isso vou estudar muito e me empenhar para fazer o melhor”, afirma ela, que comentou que o trânsito foi o que motivou o trabalho em sua vida nos últimos anos, mas que terá também outros focos.
Vida
Christiane diz que tem uma história de vida árdua. Casou-se com 19 anos e teve três filhos. É filha de desembargador e dona de casa. Seu pai se tornou pastor e ela com o tempo também se tornou pastora. Ela tinha o sonho de ser juíza, mas o pai não deixava que ela estudasse Direito porque “era profissão de homem”.
Quando aconteceu a tragédia em que perdeu seu filho, em 2009, direcionou sua vida para ajudar outras pessoas. “Vou levar essa dor para o túmulo”, diz. Criou o Instituto Paz no Trânsito em 2010, o qual tem apresentado ótimos resultados. Ela explica que após os trágicos acidentes as famílias se desmancham. “A mãe não quer mais viver, o pai perde o filho e a esposa”, comenta, explicando a importância do trabalho para reestruturar estas famílias. Ainda trabalha com educação no trânsito e conscientização. Um novo projeto que está desenvolvendo é de transformar os infratores em educadores.
Trágico acidente
No dia 07 de maio de 2009, o ex-deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho dirigia pela Avenida Monsenhor Ivo Zanlorenzi, em Curitiba, a uma média de 170Km/h e atingiu o veículo em que estava o filho de Christiane, Gilmar Yared (26), e o amigo, campo-larguense, Carlos Murilo de Almeira (20). Além de alta velocidade, Carli Filho estava com a carteira de habilitação suspensa por excesso de multas de trânsito e é acusado de dirigir embriagado. O processo ainda tramita na Justiça.