17/10/2014
Moradores reclamam excesso de pó em ruas do Itaqui de Cima e Ferraria
17/10/2014
Por: Luis Augusto Cabral
Em duas regiões de Campo Largo, Itaqui de Cima e Ferraria, moradores reclamam o excesso de pó nas ruas e reivindicam pavimentação. A Reportagem da Folha visitou os locais, conversou com os moradores e buscou resposta junto à Secretaria Municipal de Obras. O secretário Luis Carlos Cecato disse que em um ano e meio de trabalho, a Prefeitura Municipal já levou asfalto a mais de 15 quilômetros de ruas e que em 2015 e 2016 vai fazer muito mais.
“No Itaqui de Cima, já implantamos inclusive o manilhamento entre a BR-277 e a ponte do Itaqui. Já estamos com o projeto pronto, para pavimentar aquele trecho, de mais ou menos mil metros e mais 600 metros na falha entre os trechos com asfalto, no restante do bairro. A obra deve ser realizada em 2015”, explicou o secretário.
Outros
Na Ferraria, na Rua Gralha Azul, onde os moradores reivindicam pavimentação, Cecato disse que é possível realizar a obra em parceria com a comunidade. “Já estamos conversando com os moradores, com a vereadora Sueli, e podemos realizar a obra em 2015. Há alguns problemas que precisam ser solucionados, como a padronização da caixa, que talvez não tenha capacidade para ser de oito metros. Vamos elaborar um projeto para discutir”, explicou o secretário.
Cecato disse que a Administração do prefeito Affonso Guimarães trata a pavimentação de ruas com cuidado especial. “Já pavimentamos mais de 15 quilômetros de ruas em quase todos os bairros da cidade. Fizemos obras inclusive na região da Ferraria, no entorno da Escola, no Dona Fina, na Vila Gilse, Santa Ângela, Davi Antonio e Torres. Pavimentamos também a Rua Santo Antonio, a São José, a Mário do Nascimento Camargo e a Poeta Orlando Ferreira, no Loteamento Bieda e a Bernardo Spack, na Vila Silka”, explicou ele.
“Outra obra importante, de pavimentação, deve ter início até o final do ano, a Avenida Canadá, no Gorski. Estamos finalizando a licitação para a pavimentação desta importante via”, disse Cecato.
O secretário lembrou, ainda, que a Prefeitura está comprando os novos equipamentos pesados, para melhorar ainda mais os serviços de pavimentação das ruas da cidade. “São oito milhões de reais em equipamentos: três motoniveladoras, três retrorescavadeiras, duas pás-carregadeiras, uma escavadeira, dez caminhões, três rolos e um caminhão MDR, para asfalto pré-usinado”, disse. Cecato ainda falou sobre a possível pavimentação da Rua Francisco Marthaus, no Partênope, em 2015, em parceria com empresas construtoras.