Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 04:55:18
Geral

Expectativa de redução de 4% na demanda de energia durante horário de verão

Expectativa de redução de 4% na demanda de energia durante horário de verão

17/10/2014

O horário de verão começa no próximo domingo, quando moradores de dez estados e Distrito Federal deverão adiantar os relógios em uma hora. Com esta medida espera-se poder aproveitar a luminosidade do dia por mais tempo, reduzindo o consumo de energia elétrica. Em Campo Largo, o principal benefício do horário de verão é a redução da demanda de energia – o montante de energia utilizado em um único período. Não há expectativa de significativa redução no consumo. Carlos Conrado Krzyzanovski, gerente da Divisão Comercial da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel, explica que o consumo de energia tem crescido no verão, principalmente devido ao aumento no uso de aparelhos de ar condicionado. Por isso o horário de verão ajuda a deslocar a carga, alteram os picos de consumo, mas o consumo total pode não ser reduzido. “Os picos de consumo aumentam a demanda por energia, pois a geração e todo o sistema interligado devem estar preparados para atender a estes momentos críticos, independentemente da média” – completa Krzyzanovski.

A expectativa do Ministério de Minas e Energia é de reduzir 4,5% do consumo no período das 18h às 21h nos estados com horário de verão. Mas devido à falta de chuvas que está afetando a produção de hidrelétricas (principalmente no Sudeste), estima-se que o valor economizado será 30% menor que no mesmo período do ano passado. As usinas térmicas estão em funcionamento há meses, e devem continuar ativas durante o verão – elevando o custo da energia em todo o país. O horário de verão terá 126 dias, estará em vigor até 28 de fevereiro de 2015.

Verão teve recordes
de consumo em 2014

Os primeiros meses de 2014 tiveram recordes de picos de consumo, que está cada vez mais concentrado no incío da tarde, por volta das 14 horas. No dia 29/01/14, às 15h35, o ONS (Operador Nacional do Sistma) registrou o recorde de consumo de energia no país – foram quase 84.000 MW (mega-watts). Em Campo Largo, o consumo de janeiro de 2014 foi 7,48% maior que no mesmo período de 2013. Historicamente o maior consumo na cidade ocorre no inverno, mas o verão dos últimos anos tem sido atípicos.

Indústrias ligadas em alta tensão devem ficar atentas à mudança
O “horário de ponta” para os consumidores com fornecimento de energia em alta tensão muda durante o horário de verão para o período entre 19h e 22h. A mudança atinge os consumidores que têm contratos onde há diferença no custo da energia utilizado no horário de ponta. Fora do horário de verão, o horário de ponta é compreendido entre 18h e 21h.