Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 04:41:13
Geral

Estar volta no próximo dia 15

Estar volta no próximo dia 15

10/10/2014

A volta dos trabalhos do Estacionamento Rotativo (Estar) em Campo Largo será a partir do próximo dia 15. Participaram de uma reunião para definir questões relacionadas ao EstaR o prefeito Affonso Portugal Guimarães, o secretário de Administração, Luiz Norberto, o secretário de Finanças e orçamento, Ivo Norberto, o secretário de Segurança, Juscelino Bayer, além do diretor do Departamento de Trânsito, Júlio Torres e representantes da Associação Comercial e Industrial de Campo Largo (Acicla), Marcelo Antônio Weber e Wilson Perussolo, respectivamente.

Segundo o prefeito, a definição da data trará mais segurança e respaldo para os motoristas do município. “Muita gente já sabia da volta do EstaR, mas com a falta de uma data, os nossos motoristas estavam perdidos na hora de estacionar seu veiculo. O problema acabou. A partir do dia 15, os trabalhos voltam a todo vapor”, comenta a autoridade.

De acordo com Luiz Norberto, o município dará um tempo para que os motoristas se familiarizem de novo com a cobrança do serviço. “No começo dos trabalhos, haverá certa tolerância com os motoristas até que todos se readequem ao serviço. No primeiro mês, quem for pego estacionado irregularmente não vai ser autuado, mas receberá uma notificação. A pessoa terá 30 dias para regularizar sua situação junto ao Deptran. O órgão não vai tolerar que estacionem irregularmente, especialmente em vagas que são exclusivas para idoso, carga e descarga e deficientes”, ressalta o secretário.

“A principio, a população terá acesso a cerca de 50 pontos de venda dos cartões, estabelecimentos distribuídos nas ruas que integram o anel central da cidade. Esse número irá aumentar de acordo com a demanda”, finaliza. A venda do Estar é coordenada pela Associação Comercial de Campo Largo (Acicla), tanto para a população como para os comerciantes que quiserem revender os cartões.

O Decreto 200/2014, que foi publicado no dia 3 de setembro, regulamenta a Lei do EstaR e define os detalhes do retorno do serviço. O modelo que será utilizado é o de cartões de papel, que serão vendidos para períodos de 30 minutos e uma hora, a R$ 0,75 e R$ 1,50, respectivamente. O período máximo de uso da vaga será de duas horas. O cartão deverá ser utilizado de 9h às 18h em dias de semana e, aos sábados, de 8h30 às 13h.

De acordo com Júlio Torres, serão disponibilizados sete servidores para atuarem como agentes de trânsito de imediato, mas haverá processo seletivo. “Vamos fazer um teste seletivo em até 90 dias para contratar 20 agentes de trânsito. Enquanto o teste ocorre, teremos sete agentes e uma viatura do Deptran na rua”, explica Torres.

O serviço estava suspenso no município desde março de 2013, quando a Prefeitura encerrou o contrato com a empresa que havia pedido reajuste de 40%. No total, três editais para implementação do parquímetro eletrônico foram publicados e todos acabaram impugnados por questões técnicas. Algumas das reclamantes nem concorrendo estavam.
O Estar será obrigatório nas ruas do chamado “anel central” da cidade.