08/10/2014
Municípios se reúnem para discutir problemática dos resíduos sólidos
08/10/2014
Fonte:Depcom/PMCL
No último dia 24, 40 representantes de 29 municípios de todo o Estado se reuniram em Curitiba para debater questões relacionadas aos resíduos sólidos e analisar as propostas dos candidatos ao governo, sobre a implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A reunião aconteceu na sede da Associação dos Municípios do Paraná e foi promovida pelos secretários municipais de Meio Ambiente, representantes das secretarias municipais e de Consórcios Intermunicipais.
Campo Largo esteve presente e foi representada pela bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Walquiria Menna.
De acordo com Menna, “essa interação e delineamento de estratégias entre os municípios é de extrema importância para fortalecer as ações locais em prol de um ambiente mais preservado e sustentável”, diz.
No encontro, os municípios debateram a minuta da resolução estadual que institui o Grupo R-20 para a gestão associada dos municípios e a implementação das políticas nacionais e estaduais de resíduos sólidos.
Foram debatidas também as minutas do acordo setorial para a Logística Reversa de Lâmpadas e a do acordo setorial de Embalagens. Nas duas questões, os municípios demonstraram descontentamento, pois o horizonte previsto para implantação de pontos de entrega de lâmpadas fluorescentes é de cinco anos, e neste tempo, os resíduos permanecerão como passivo ambiental dentro dos municípios. No caso das embalagens, o acordo prevê ações apenas para os municípios sedes da Copa do Mundo.
Após o debate, as cidades irão encaminhar à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, responsável pela elaboração da minuta, sugestões de aprimoramento para melhor atender às demandas locais. As minutas são documentos elaborados pelos fabricantes e importadores junto ao Ministério do Meio Ambiente, estando sob o processo de consulta pública.
O encontro também serviu para que as localidades analisassem as propostas com relação aos resíduos sólidos dos postulantes ao governo do Estado Beto Richa, Roberto Requião, Gleisi Hoffmann, Bernardo Pilotto, Geonísio Marinho e Tulio Bandeira.