08/10/2014
Pescô realiza prevenção em escolas de Campo Largo e cidades vizinhas
08/10/2014
Fonte:Depcom/PMCL
No último mês de setembro e começo de outubro, o programa Prevenção em Escolas e Comunidades (Pescô), promovido pela Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas, deu prosseguimento as suas atividades de prevenção ao uso das drogas em diversas instituições de ensino do município e cidades próximas.
Segundo o secretário da pasta, Carlos Weber, em cada ação os alunos se mostram sempre muito interessados pelo assunto. “Nós conversamos com a mesma linguagem dos alunos, e eles se sentem motivados a interagir. Eles fazem muitas perguntas, contam experiências. E nós damos total liberdade”, explica o secretário.
O programa tem atuado em diversas escolas de Campo Largo e municípios vizinhos. Em Balsa Nova, o Pescô alcançou as Escolas Ângelo Gequelin, Maria Luiz, São Luiz e Juventude de Santo Antonio. Já no município de Porto Amazonas, a visita ocorreu no Colégio Estadual da cidade.
Na últimas semanas em Campo Largo, a secretaria levou o projeto para as Escolas 1º Centenário, Constantino Edgar Marochi, CEEBJA Domingos Cavalli, Sagrada Família, Casemiro Karman, Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Gente Miúda e Instituto Federal do Paraná (IFPR).
No distrito de Três córregos, interior do município, a ação foi no Colégio Estadual do Campo São Francisco de Assis, onde a equipe dialogou com os pais dos alunos.
“Nós não podemos obrigar as pessoas a ficarem longe das drogas. Mas nós podemos incentivá-las a isso mostrando quais são as consequências”, ressalta Weber.
O diretor do Colégio Estadual do Campo São Francisco de Assis, Marcos Pedro de Souza, ressalta a importância do apoio que tem que vir dos pais, dentro de casa.
“É importante que a criança tenha alguém que converse sobre o assunto dentro de casa. Para nós, educadores, é muito mais fácil educar sobre o assunto, porque eles já vem com uma bagagem sobre o tema. Para as crianças também tem outro valor, por conta do interesse dos próprios pais. Precisamos trabalhar em unidade, as famílias e a comunidade. Os filhos tem que se sentir acolhidos pelos pais”, diz.
“Trabalhar com a prevenção é primordial e a ação realizada pela secretaria é fantástico. É preciso alertar os jovens para que eles não cheguem nem a conhecer, mostrando o perigo que ele corre. Se ele tiver uma cultura pra entender o que acontece, ele não vai entrar nesse mundo, que é um mundo sem volta”, finaliza o diretor.
Nas ações do Pescô, os alunos participam de uma conversa descontraída sobre prevenção ao uso de drogas licitas e ilícitas, além de assistirem a vídeos informativos para esclarecer dúvidas sobre o tema. A equipe leva o assunto para as salas de aula mostrando dados alarmantes de mortes e perdas, principalmente quando se trata de droga lícita como o tabaco e o álcool.
Pescô
O programa Prevenção em Escolas e Comunidades (Pescô) é coordenado pela Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas, que foi criada no início de 2013 pela atual gestão do Prefeito Affonso Portugal Guimarães.
O objetivo do projeto é a conscientização, por meio de vídeos e conversas, sobre os riscos do uso de drogas lícitas e ilícitas. Desde o início do ano, o projeto já passou por escolas, comunidades religiosas, associações, empresas, entre outros.
O Pescô também realiza encontros com a equipe pedagógica e com os pais dos alunos. Depois das conversas, o projeto agenda apresentações artísticas nas escolas, com a participação de músicos, grafiteiros e atletas. O objetivo é mostrar que há diversão e, também, um futuro todo pela frente fora do mundo das drogas.
A Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas estabelece parcerias com comunidades terapêuticas. Quando necessário, o Pescô encaminha usuários de drogas para estas comunidades.