03/10/2014
Por: Luis Augusto Cabral
No próximo dia 12 de outubro, a partir das 5 horas da manhã, será realizada a 33ª Romaria de Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, da capela do Santuário do Bom Jesus, para a capela de Nossa Senhor Aparecida, no Taquaral. Esta é a maior romaria da região para a qual estão sendo aguardadas mais de 12 mil pessoas, de Campo Largo, de outros municípios do Estado, de Santa Catarina e de São Paulo.
O evento é organizado pelos fiéis da Matriz de Santa Cecília, com apoio do Santuário do Senhor Bom Jesus. Na Matriz de Santa Cecília, acontece a bênção de abertura da Romaria, que depois passa pela capela de Santo Antonio (Itaqui), seguindo para a comunidade do Taquaral. Lá é realizada a Missa Solene, com acendimento de velas e entrega de flores e ex-votos. Em todo o trajeto até à capela há demonstrações de fé e devoção.
Romaria
A história da Romaria de Nossa Senhora Aparecida começou em outubro de 1981, com o grupo de jovens “Sermos Úteis”, da então capela de Santa Cecília, hoje Matriz. A Irmã Ana, da congregação Ursulinas, que prestava serviços na então Paróquia do Senhor Bom Jesus, à qual pertencia a então capela de Santa Cecíclia, desafiou o grupo de jovens “Sermos Úteis”, a por em prática os ensinamentos do Evangelho e realizar uma caminhada até à capela de Nossa Senhora da Conceição, no Distrito do Tamanduá.
O grupo aceitou o desafio, mas a caminhada não aconteceu na data marcada por questões climáticas, sendo realizada somente no dia 11, véspera do Dia da Padroeira do Brasil. Durante os preparativos, muita gente de fora do grupo procurou participar, tornando-se, o evento, a primeira Romaria em louvor a Nossa Senhora Aparecida. Depois dos primeiros três anos, por questões de segurança, a Romaria teve como destino a capela de Nossa Senhora Aparecida, no Rodeio Chapada, em Balsa Nova. Por sugestão do padre Boleslau Liana, no quinto ano, visando maior segurança aos romeiros, o destino foi alterado para a capela de Nossa Senhora Aparecida, no Tquaral, que também pertencia à Paróquia do Senhor Bom Jesus. A Romaria tornou, assim, tradição da comunidade de Santa Cecília, da Paroquia do Senhor Bom Jesus, hoje Santuário, e de toda a cidade.
Muitos fiéis participam da Romaria, descalços, crianças com roupas de anjo ou de frades descalços, levam cruzes, imagens, fotos, flores, agradecem às bênção recebidas, pagam promessa. Muitas famílias levam alimentos, realizam piquenique, ao redor da capela, outras preferem consumir o churrasco que é servido no local, onde passam o resto do dia. É um grande evento religioso e de fé. Para o almoço, além do churrasco, haverá galeto, leitão, risoto, salada de cebola, tomate e pão. Também serão vendidos bolos, pastéis, refrigerantes e cerveja sem álcool. É importante que os romeiros levem pratos e talheres e água, para ser consumida no trajeto. É proibido vendedores ambulantes e som automotivo.
Infraestrutura
O pessoal da capela do Taquaral se organizou para oferecer melhores condições de acomodação aos romeiros, com novo e mais amplo barracão, 15 banheiros novos (antes eram banheiros químicos) e até o palco para a celebração da Missa. Também já estão encomendados mais de 1.800 quilos de carne, para o churrasco, 120 quilos de arroz, para o risoto e 300 quilos de batata, para a maionese.
Uma das coordenadoras do evento, Marilia Portela, informou à Reportagem da Folha que a Missa será celebrada pelo pároco da Santa Cecília, Gerson Rodrigues Brasil.