03/10/2014
Conquistando uma colocação histórica na classificação final, Campo Largo finalizou sua participação nos jogos da Fase Final - Divisão A dos Jogos Abertos do Paraná (JAPs), que aconteceram entre os dias 19 e 27 do ultimo mês, na cidade de Toledo (PR). Contando com 80 atletas da delegação, a cidade competiu em Natação, Ciclismo, Voleibol de Praia, Karatê, Handebol e Tênis de Campo, e subiu no lugar mais alto do pódio nas três primeiras modalidades. Participaram desta divisão 74 municípios. Campo Largo atingiu 91 pontos no total, cravando pela primeira vez a décima colocação geral.
De acordo com o diretor do Departamento de Esportes da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte, Vinicius Brainta, o resultado dos atletas reflete o apoio e o trabalho do departamento para com os atletas. “Estamos hoje colhendo o fruto do suor de toda equipe, atletas e dirigentes. Esta etapa contou com a participação da elite do estado, competindo no mais alto nível técnico, e nós nos saímos super bem. Estamos vivendo um novo tempo no esporte campo-larguense e esperamos que isso seja somente o início”, comenta.
Entre os que subiram ao lugar mais alto do pódio, quem mais se destacou foi a atleta campo-larguense Danyelle Precibiem de Lima que, que conquistou três medalhas na natação, sendo duas de ouro e uma de prata. A atleta venceu nas provas dos 200 e 400 metros livres e ficou na segunda colocação nos 800 metros livres – Feminino Absoluto, respectivamente. Nos 400 metros livres, a também campo-larguense Caroline Eloyse Kovalski conquistou o terceiro lugar, garantindo a medalha de bronze.
Já no Voleibol de Praia masculino, a dupla Leonardo e Rafael representou o município e venceu na final a dupla de Maringá, consagrando-se campeões. Cristiane Melo Kinape também subiu ao topo do pódio vencendo a prova Contra Relógio Individual (CRI), válido pelo ciclismo.
“Graças ao empenho dos atletas, conquistamos o décimo lugar na classificação geral, o que é um ótimo resultado se levarmos em conta os 399 municípios que participam dos jogos, nas mais variadas divisões. Mesmo com um orçamento menor, nosso município ficou à frente de grandes potências do estado. Vamos trabalhar ainda mais para que ano que vem a gente possa levar muito mais atletas para competir, nas mais variadas modalidades”, finaliza Brainta. Além das modalidades citadas, o município teve outros representantes na Fase Final da Divisão A.
Karatê
O município foi representado por 12 atletas e quem se destacou no individual foi a atleta Mejori Ribeiro. Ela terminou a competição na segunda colocação na classificação geral da categoria Feminino – Pesado (acima de 68,1 kg), conquistando a medalha de prata. No masculino por equipes, o município conquistou a medalha de bronze na categoria Peso Pesado (acima de 84,1 kg).
Handebol
A modalidade, que voltou à ativa em 2013 depois do município passar oito anos sem equipe, havia se classificado para a Fase Final A após ser campeã da Fase Final da Divisão B. Em Toledo, a equipe terminou na quinta colocação geral entre as dez cidades participantes, garantindo sua permanência na mesma divisão para o ano que vem.
Tênis de Campo
Quem representou a cidade foram os atletas Marcos Guimarães Neto e Fabio Antoniassi. A dupla ganhou da equipe de Foz do Iguaçu, mas acabou caindo no duelo diante Maringá, que se tornaria campeã na modalidade. Campo Largo ficou com a quinta colocação.
Sobre os Jogos
Abertos do Paraná
Os JAPs são compostos por duas divisões (A e B). As equipes que participam da Divisão B disputam primeiramente a fase regional. Os campeões de cada uma das 12 regionais foram para a Fase Final-Divisão B que, em 2014, foi disputado de 8 a 14 de agosto nas cidades de Chopinzinho e Coronel Vivida, região sudoeste do estado.
Então, os dois primeiros colocados de cada modalidade subiram para a Divisão A e disputaram a Fase Final – junto com os melhores da própria Divisão A, que disputaram a final no ano anterior. Em 2014, a Fase Final-Divisão A aconteceu entre os dias 19 a 27 de setembro, em Toledo (PR).
A competição é realizada pelo Governo do Estado por meio de ações integradas entre as Secretarias de Estado da Educação e do Esporte e Turismo, com apoio dos Núcleos Regionais de Educação e do Esporte, além das prefeituras que sediam a competição.