Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 05:41:18
Geral

Temporal causa prejuízos em escola

Parte do telhado do colégio Estadual Julio Nerone, no Bom Jesus, onde funciona também a Escola Municipal Monsenhor Ivo Zanlorenzi, foi destruído pelo temporal da tarde da última terça-feira (30).

Temporal causa prejuízos  em escola

01/10/2014

Por:Luis Augusto Cabral

Uma escola, no Bom Jesus, ficou parcialmente destelhada com o temporal que se abateu sobre a cidade, no final da tarde de quarta-feira (30). Muitas placas políticas foram jogadas nas ruas, com a força dos ventos, que derrubaram, ainda, algumas placas de publicidade, em ruas do centro da cidade. A Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, porém, não receberam nenhum pedido de socorro residencial.
Os ventos danificaram alguns semáforos, no centro da cidade, além de arrancarem galhos de árvores, que danificaram a rede elétrica em Bateias, mas todos foram prejuízos de pequena monta. Há registro de falta de energia, em Bateias. Equipes da Cocel, entretanto, trabalharam rápido para restabelecer as linhas.

Escola
No Colégio Estadual Julio Nerone, no Bom Jesus, onde funciona também a Escola Municipal Monsenhor Ivo Zanlorenzi, parte do telhado de um bloco foi destruído pelo temporal da tarde da última terça-feira (30), causando grande prejuízo. Três salas de aula, dois laboratórios, um de Ciências e outro de Informática foram danificados pelas chuvas. Também a parte elétrica do prédio ficou danificada.
As salas do Bloco II, atingido pelos ventos, deverá ser utilizada no domingo (05), nas Eleições, com três sessões eleitorais. A corrida agora é para refazer o telhado, limpar o estrago deixado pelos ventos e a chuva que se seguiu e restabelecer a segurança das instalações elétricas. Uma equipe da Defesa Civil do Município esteve no local, providenciando a cobertura da parte do telhado destruído, com lona. O diretor do Colégio, professor Washington Souza, e a diretora da escola, Elaine Ribeiro, informaram sobre os estragos à Secretaria de Estado da Educação e à Secretaria Municipal, respectivamente, para as providências urgentes para restabelecer o funcionamento da escola. No bloco funcionam três turmas, um total de 160 alunos, nos dois turnos. Ainda não foi concluído o levantamento total dos prejuízos, uma vez que os equipamentos nos laboratórios ainda precisam ser reparados.

Na cidade
Os ventos também causaram muita confusão no centro da cidade, danificando placas de publicidade e até semáforos. Na manhã desta quarta-feira, equipes do Deptran e da Cocel efetuaram reparos nos semáforos e na rede elétrica. Muitas placas de propaganda eleitoral foram arrastadas pelos ventos, sendo jogadas nas pistas. Na Avenida Padre Natal Pigatto foram observados os estragos mais significantes. A Defesa Civil não recebeu pedidos de socorro, embora haja informações de que, no Cercadinho, moradores temiam a elevação do nível do Rio ao ponto de atingir as residências mais próximas às margens, mas isso não aconteceu.

Sanepar
A Sanepar – Companhia de Abastecimento de Água do Paraná, também relatou prejuízos, com o temporal. Segundo a  empresa, uma queda de energia elétrica na madrugada de quarta-feira (01), na região do Cercadinho, com problemas eletromecânicos - queima de uma das bombas e problemas nas instalações elétricas - na Captação Itaqui, prejudicaram  o abastecimento de água tratada para 23 regiões de Campo Largo, em especial nas partes mais altas. A Sanepar trabalhou durante toda a quarta-feira, na substituição dos equipamentos danificados, para restabelecer o fornecimento de água na região.