Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 05:42:29
Geral

Dos quatro textos selecionados para Olimpíada, três são do Sagrada Família

Dos quatro textos  selecionados para Olimpíada, três são do Sagrada Família

19/09/2014

Por: Danielli Artigas de Oliveira

A diretoria e alunos do Colégio Sagrada Família estão comemorando o resultado na Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro. Dos quatro textos selecionados por uma comissão de Campo Largo, três foram do Colégio Sagrada Família. O objetivo da Olimpíada é contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras.

As professoras do Sagrada Família explicam que foram realizadas oficinas durante dois meses, de acordo com cada gênero de texto proposto na Olimpíada - Poema para o 5º e 6º ano, Memória para o 7º e 8º ano, Crônica para o 9º ano e 1º do Ensino Médio e Artigo de opinião para o 2º e 3º ano do Ensino Médio. Durante este período os alunos escreveram os textos e os professores fizeram as correções necessárias para que então os alunos reescrevessem. Cada professor escolheu três textos de cada turma e encaminhou para a Comissão de Campo Largo, que julgou os melhores textos em cada categoria. Os textos agora foram encaminhados para seleção estadual. O tema para todas as categorias é “O lugar onde eu vivo”.

No Sagrada Família, a Irmã Lucia e as professoras envolvidas (Lucimara Salete Guerchewski, Soeli Ferreira e Angela Fernandes) comemoram muito satisfeitas os resultados. Heloísa Batista Moraes (12), estudante do 8º ano, escreveu um texto na categoria Memória com o título “A menina que caçava vagalumes”. Nessa categoria era preciso entrevistar uma pessoa que contasse suas memórias e Heloísa escolheu a Irmã Dolores, a qual contou memórias de sua época. O texto conta a brincadeira preferida da Irmã, que era caçar vagalumes, como também sobre o trabalho na olaria da família, sobre os 90 anos do Colégio Sagrada Família e os 40 anos dela na direção.

A aluna do 9º ano Gabrieli Kmiecik (14) escreveu a crônica “O cesto da vida”. Ela contou como é a cidade na visão do índio albino, a forma diferente que as pessoas olham para ele vivendo entre outros índios de outra cor. Ainda fala sobre a beleza de Campo Largo, a natureza e o quanto o índio gosta de viver aqui.

Marcel Daher Filho (17), do 3º ano, participou com o artigo de opinião “Campo Largo foge do psiquiatra e toma ansiolítico por conta”. Ele explica que escreveu sobre o caos no trânsito, o movimento nos horários de pico e na entrada da cidade pela Avenida Padre Natal Pigatto. No artigo, fez comparação da cidade com um paciente psiquiátrico que toma ansiolítico. O remédio seria as lombadas, que não resolve o problema, apenas minimiza, por isso é preciso medidas corretivas.

Os alunos contam que esse é o resultado de muito esforço e apoio dos professores. Ao longo da Olimpíada conseguiram adquirir mais conhecimento e inspiração para fazer o texto, além de sentir a importância da persistência para chegar a um resultado.

O outro aluno que teve o texto selecionado foi o Osmair da Silva Batista do 5º ano da Escola Municipal Augusto Pires de Paula, no Três Córregos, sob a orientação da professora Ângela Cristina Rossa. Osmair participou na categoria Poema, com o título Taquara dos Pires.