12/09/2014
O Sindimovec está preocupado com a conscientização política da juventude e abriu espaço para debate entre lideranças jovens no Mundo do Trabalho, programa transmitido pela Rádio Ágape 1.400 AM. Participaram do programa de quinta-feira (11), Camila Lanes, 18 anos, Presidente da UPES (União Paranaense de Estudantes Secundaristas). Murilo Timola, 18, aluno de Pedagogia da PUC-PR e professor de Literatura na Escola Light House, Diego Martins, 22, assessor da Câmara de Vereadores de Campo Largo, Ingrid da Silva e Erica Alves, de 16 anos, alunas do Ensino Médio do Colégio Estadual Djalma Marinho, do Itaqui.
Cerca de 1/3 dos 140 milhões de eleitores brasileiros são jovens entre 16 e 33 anos, ou seja, 45 milhões de pessoas. E o que pensa o eleitor jovem sobre política? “Os políticos são analógicos e a juventude é digital”, afirma Renato Meirelles, presidente do Data Popular, que realizou pesquisa sobre o peso do voto jovem.
A referência procura mostrar que a juventude brasileira é mais informada que seus pais e tem peso decisivo na eleição, e que os políticos não estão conseguindo captar os anseios da juventude. A pesquisa mostra também que a participação dos jovens na renda familiar está influenciando no voto da família. Entretanto, segundo o levantamento, mais de 50% dos jovens estão entre os eleitores indecisos ou que pretendem anular o voto.
12/09/2014
Todos os jovens que participaram do debate na rádio são campo-larguenses e, embora estejam cursando diferentes níveis de ensino, podem representar o que pensa a juventude de nossa cidade sobre a participação política. Alguns deles, mesmo com pouca idade, já exercem papel de liderança na comunidade – um deles é professor, outro é assessor parlamentar e uma é presidente de uma agremiação estudantil secundarista. Alguns reclamaram da baixa carga horária das disciplinas de Sociologia e Filosofia, que, teoricamente, poderiam contribuir para maior conscientização política dos estudantes. Outros afirmaram que muitos jovens são alienados politicamente e que estão apenas preocupados se o grêmio vai reformar a quadra de esportes ou trazer uma banda para lazer dos estudantes.
Idealismo
“Precisamos acreditar no potencial e no idealismo dos jovens”, ressalta Adriano Carlesso, Presidente do Sindimovec. Ele também externou sua preocupação com a falta de interesse dos adultos sobre política. Lembrou que recentemente foi convidado para falar em reunião sobre Fé e Política e, apesar de amplamente divulgada na comunidade, a palestra tinha apenas cerca de 30 pessoas.