05/09/2014
Em reunião realizada na quinta-feira (28 de agosto) o Conselho Municipal do Trabalho cobrou do Secretário Municipal de Educação, Avanir Mastey, a falta de creches em Campo Largo.
Adriano Carlesso, presidente do Sindimovec, integrante do Conselho do Trabalho, ressaltou a necessidade de agilizar a construção de novas creches, para garantir vagas para os filhos dos trabalhadores. Atualmente, grande parte das mulheres precisam trabalhar fora para aumentar a renda familiar e não tem onde deixar seus filhos pequenos.
Segundo o secretário de Educação, atualmente o município tem 19 Cmeis (Centro Municipal de Educação Infantil) em funcionamento e atendem a 4.500 crianças. Há 750 crianças na fila de espera, e o município planeja construir mais seis, passando a atender 5000 crianças. Mesmo assim, não seria atendida toda a demanda.
Avanir Mastey informou que há quatro Cmeis aprovados em Brasília, para os quais seriam liberados R$ 620 mil para cada unidade, mas os projetos ainda não saíram do papel porque o custo aumentou.
Há três novos Cmeis que já deveriam estar prontos, mas as obras estão atrasadas em função de problemas com a construtora.
O município já recebeu os recursos, mas não consegue terminar as obras, que deverão ser construídas no Ouro Verde, no Jardim Meliane e outra no Centro. Uma dessas unidades terá capacidade para atender 120 crianças e outra, 60.
Reformas
Outro grande problema enfrentado, segundo o Secretário de Educação, é a falta de terrenos para construção de novos projetos. Um dos conjuntos habitacionais que poderá ser beneficiado é o Partênope, que já possui terreno disponível para uma creche com capacidade de atender 120 crianças.
Os Cmeis Maria Rivabem, Antonio Gabardo Júnior (Populares Novas) e Alexandre Reitmann serão reformados, em razão da inclusão de crianças do Bolsa Família no programa de creches.
Ensino Integral
Campo Largo possuía seis escolas com ensino integral, na qual os alunos permanecem o dia todo. O número subiu inicialmente para oito, atualmente tem 14, e deve passar para 36 e mais três com educação especial.
Haitianos
Cerca de 40 imigrantes haitianos estão participando do Curso de Língua Portuguesa e Cultura Brasileira para Estrangeiros, através do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) ofertado pelo Campus de Campo Largo do IFPR (Instituto Federal do Paraná) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.
Serviço - O Conselho Municipal do Trabalho reúne-se mensalmente no Mini Auditório da Prefeitura. Denúncias podem ser feitas ao Secretário Executivo do Conselho, Vanderlei Viante, na Agência do Trabalhador, fone: 3392-4113.