Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 07:29:06
Geral

Museu do mate

30/08/2014

Candidatos receberão ofício para reabrir Museu do Mate

Museu do mate

30/08/2014

Por: Luis Augusto Cabral

Todos os candidatos ao Governo do Estado vão receber ofício da Secretaria Municipal de Educação, de Campo Largo, com exigência de compromisso para, se forem eleitos, autorizem imediatamente as obras de acesso ao Museu do Mate, localizado na região da Rondinha, na BR-277. A informação é do secretário municipal de Educação e Cultura, Avanir Mastey, que adianta ser a falta de acessos o único entrave para que o Município assuma a administração do Museu.

“Já estamos brigando há muito tempo com o DER (Departamento de Estrada de Rodagem) e a RodoNorte, para que as obras de acesso ao Museu sejam realizadas. Até agora, só promessa, sem que o assunto seja resolvido”, explicou ele. Avanir lembra que é necessário a construção de um acesso seguro, com pista de desaceleração para a entrada e de aceleração para a saída, e a RodoNorte simplesmente se nega a liberar esse acesso.

Cultura

Todo o acervo do Museu do Mate está depositado em Curitiba, na Secretaria de Cultura. O museu é do Estado e a administração é do Estado. “Campo Largo sempre defendeu a municipalização do museu, a utilização daquele equipamento para a promoção da cultura e do turismo. Nós estamos pleiteando a Cessão de Uso do Estado para o Município, para podermos assumir a administração do Museu, mas isso só depois que o problema de acesso seja resolvido. Senão não há como reativarmos o museu”, explicou.

A ideia de utilizar a campanha eleitoral para exigir dos candidatos um compromisso com o Município, para a solução da questão, foi levantada pelo secretário que está providenciando os ofícios e contatos com os candidatos. Segundo ele, “só nos resta amarrar esse compromisso com o futuro governador”, explicou. O secretário disse que o município perde muito, em Cultura e Turismo, com o museu desativado. Entidades ligadas à cultura do Muncípio temem, inclusive, o risco de perdermos inclusive aquele imóvel que, sem manutenção, pode acabar desmoronando.