Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 07:35:21
Geral

Em Boa Companhia com a vereadora Cléa Oliveira

29/08/2014

Em Boa Companhia com a vereadora Cléa Oliveira

Em Boa Companhia com a vereadora Cléa Oliveira

29/08/2014

A apresentadora Chris Minuzzo recebeu em seu Programa - Em Boa Companhia, da Rádio Ágape AM, para entrevista ao vivo na segunda-feira (25), a vereadora Cléa Oliveira. Cléa – que é psicóloga de formação, tem desenvolvido um grande trabalho na cidade de Campo Largo ajudando a melhorar a vida da população campo-larguense através da luta pela implantação de políticas públicas de direito, e da fiscalização das mesmas.

Visitando diariamente os bairros e localidades da cidade e estabelecendo contato com as Associações de Moradores, Centros Comunitários, CMEI’s, Escolas e Entidades beneficentes, a vereadora falou aos ouvintes sobre o importante Projeto de Lei apresentado por ela, juntamente com o Presidente do Legislativo Municipal, vereador Dirceu Mocelin, que trata do Programa de Incentivo para o uso de sistema de energia solar nas novas edificações do Município de Campo Largo, e tem por objetivo propor o Programa de Incentivo para a instalação de sistemas de aquecimento de água por energia solar nas novas edificações do Município, concedendo incentivos fiscais -  tanto às construtoras que instalarem o sistema, promovendo o avanço e evolução dos projetos arquitetônicos e industriais no sentido de uma maior sustentabilidade mediante à utilização de um recurso renovável - quanto aos proprietários que fizerem uso do sistema.

Cléa explicou aos ouvintes sobre a grande importância deste projeto para o Meio Ambiente: “Para garantir a preservação dos recursos naturais do planeta e afastar os desastrosos efeitos das mudanças climáticas para a vida humana, a instalação de aquecedores solares em edificações é uma ideia que vem se desenvolvendo desde 1980. O uso desta tecnologia de aquecedores solares é obrigatório em Israel, primeiro país do mundo a adotar este tipo de política para o uso da energia solar. Muitas cidades e até Países Inteiros vêm adotando esta política, como solução definitiva e necessária, inclusive no Brasil.” Questionada por Chris Minuzzo sobre os benefícios do Programa, a vereadora explicou: “São vários os benefícios apontados para a adoção de políticas para o uso da energia solar: o estoque de edificações novas e em reforma se preparam gradualmente para os desafios futuros (custos, danos ambientais, etc.) relacionados ao uso e geração de energia elétrica e de combustíveis fósseis; a energia solar é mais barata e com melhor custo benefício na fase de projeto e construção das edificações; se a energia solar não é adotada nesta fase inicial, uma grande janela de oportunidade será fechada por longo tempo, simplesmente porque as edificações duram várias décadas; além de tudo isso não exige um ônus considerável nas contas públicas e as metas são facilmente estabelecidas e monitoradas.” A vereadora Cléa Oliveira adiantou ainda que a implantação do Programa criará um clima positivo de investimento no mercado local, gerando empregos, reduzindo custos de energia, melhorando qualidade do ar, dentre outros vários benefícios socioambientais obtidos com a política.

Para quem não sabe, as chamadas “Cidades Solares” servem de modelo e atuam como difusores e líderes no tema aquecimento solar junto às comunidades nacional e internacional. Comprometem-se a dar o exemplo na integração de energias renováveis nas políticas e medidas de suas administrações e a incorporar serviços de energia renovável em suas estratégias de desenvolvimento municipal.

Hoje no Brasil são 37 leis aprovadas com a obrigatoriedade de instalação do sistema de aquecimento solar nas novas edificações em várias cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Goiás, Mato Grosso, Espírito Santo e Paraná.

Para haver um melhor posicionamento frente a esta iniciativa, foi aberto um grupo de trabalho temporário com membros do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente – CONDUMA, a fim de discutir o assunto em pauta, o qual emitiu parecer técnico favorável com algumas alterações que já foram realizadas. O Projeto foi apreciado pelo Legislativo e encontra-se já no Executivo para ser analisado. A vereadora Cléa está confiante na aprovação e afirma que os ganhos são muitos, mas os maiores beneficiados com o Programa serão os habitantes de nossa cidade, que terão, com certeza, uma melhor qualidade de vida.