Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 07:33:21
Geral

Redução de mama: qualidade de vida para muitas mulheres

Redução de mama: qualidade  de vida para muitas mulheres

22/08/2014

Por: Danielli Artigas de Oliveira

Estamos no momento da prótese de mama. Com o sonho de terem seios mais volumosos e firmes, muitas mulheres submetem-se à mamoplastia de aumento. A cirurgia tem sido cada vez mais comum, com diferentes opções de prótese, e até mesmo adolescentes, após os 17 anos, têm recorrido a essa intervenção estética. Em contrapartida, há mulheres que se queixam do excesso de gordura nos seios e sonham com a redução.

Uma campo-larguense conta que hoje se sente outra pessoa, após ter passado pela cirurgia de redução das mamas. Com os seios muito grandes desde sua adolescência, aos 36 anos resolveu fazer a cirurgia. “Sentia muitas dores nas costas. Sempre tive seios grandes e isso me incomodava muito. Minha pele chegou a ficar marcada, com a alcinha do sutiã, devido ao peso. Além disso, devido ao tamanho, eram mais caídos. Atrapalhava muito o visual, algumas roupas nem conseguia colocar mais porque não me caíam bem”, revela.

Essa cirurgia remove o excesso de gordura, o tecido glandular e a pele para atingir um tamanho de mama proporcional com o corpo e aliviar o desconforto associado com seios muito grandes. É indicado para mulheres com dores nas costas, pescoço e ombro causados pelo peso dos seios; se isso também limita realização de atividade física; se a pele abaixo da mama fica irritada; para seios flácidos; ou aréola alargada.

De acordo com o Dr. Anderson Mayer, cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica - SBCP, descontentamento com os seios pode causar até mesmo problemas emocionais e de saúde, dificultando com que a mulher tenha uma vida normal, ativa.

Como orientação da SBCP, “ao escolher um cirurgião plástico, lembre-se de que a experiência do cirurgião e seu bom relacionamento com ele são tão importantes quanto o custo final da cirurgia”.

Entenda a cirurgia

Segundo a SBCP, a cirurgia de redução de mama inicia com a anestesia e após, geralmente é realizada através de incisões nos seios com a remoção cirúrgica do excesso de gordura, do tecido glandular e de pele. Em alguns casos, o excesso de gordura pode ser removido através de lipoaspiração. A técnica usada para reduzir o tamanho dos seios será determinada pelas particularidades anatômicas da paciente, composição da mama, quantidade de redução desejada, preferências pessoais e aconselhamento do cirurgião. As incisões podem ser por padrão circular em torno da aréola; padrão de fechadura ou forma de raquete, com uma incisão ao redor da aréola e, verticalmente, para baixo, até o sulco da mama; ou padrão de incisão em forma de T invertido ou de âncora.

Após, o mamilo é reposicionado. A aréola é reduzida através da remoção de pele no perímetro, se necessário. Tecido mamário subjacente é reduzido, levantado e modelado. Ocasionalmente, em casos de seios extremamente grandes e pendentes, o mamilo e a aréola podem precisar ser removidos e transplantados para posição mais alta no seio (mamilo enxerto livre).

Ao final, aproximam-se as incisões para remodelar a mama, agora, em menor tamanho. As suturas são realizadas em camadas profundas dentro do tecido mamário para criar e sustentar os seios; suturas, adesivos, pele e/ou fita cirúrgica podem fechar a pele. As cicatrizes são permanentes, mas, na maioria dos casos, tendem a melhorar significativamente ao longo do tempo. Os resultados da cirurgia de redução de mama são imediatamente visíveis. Com o tempo, o inchaço diminui.

Mais informações pelo email plasticarocio@gmail.com ou pelo telefone (41) 2103-2592.