04/04/2014
Construção de três creches deve iniciar neste mês
04/04/2014
A falta de vagas em creches é uma preocupação de muitos pais, que precisam trabalhar e não têm com quem deixar os filhos, que ainda não têm idade de frequentar a escola. Segundo informações da Secretaria Municipal de Educação, cerca de 700 crianças estão na fila de espera por uma vaga. A maior demanda é da região central, Águas Claras, Itaqui, Ferraria, Cercadinho e Partênope.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Avanir Mastey, as construções de três creches já devem iniciar neste mês, no Ouro Verde, Rivabem e Melyane. Segundo a coordenadora de projetos Rosimara Lovato, em cada uma serão ofertadas 60 vagas em período integral, somando 180 crianças que terão acesso à creche em 2015. Já foram realizadas sondagem e terraplenagem dos terrenos e uma antiga quadra que havia no Ouro Verde já foi retirada. Avanir explica que a empresa deveria ter começado a obra no dia 11 de março, mas começará em breve, logo após conclusão da ligação de água e luz. “Em quatro ou cinco meses as obras devem estar concluídas”, completa.
Há outras três creches aprovadas pelo Governo Federal, mas que aguardam adesão da construtora, a qual está sendo responsável por inúmeras obras no País. Estas novas creches, que devem começar a ser construídas no segundo semestre deste ano, serão localizadas no Gorski, Caratuva (ambas com 60 vagas) e Partênope (com 120 vagas).
Avanir comenta que ainda há mais três previstas para o ano que vem, aguardando aprovação. O Governo Federal repassa R$ 3.088/ano por aluno, recurso que, com complemento da Prefeitura Municipal, é utilizado para custos com professores e demais profissionais.