Verificando estes números a reportagem da Folha de Campo Largo, procurou durante esta semana a Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal, onde ouviu a opinião de especialistas no assunto.
08-07-2011
Verificando estes números a reportagem da Folha de Campo Largo, procurou durante esta semana a Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal, onde ouviu a opinião de especialistas no assunto. O objetivo é saber de especialistas quais foram os motivos para a diminuição no número de homicídios.
Polícia Civil
Falando sobre o assunto a delegada Gisele Mara Durigan,
que comanda a Delegacia de Campo Largo, disse que a prisão de traficantes foi um dos motivos para a diminuição da estatística. "Como a maioria dos crimes tem ligação com as drogas, acreditamos que essas prisões, feitas em conjunto com a Polícia Militar e Guarda Municipal, enfraqueceram as quadrilhas", afirma. A delegada também cita a prioridade dada aos crimes contra a vida para chegar a uma rápida resolução dos casos, com a prisão dos culpados. "Outras ações que ajudaram na redução dos homicídios são a orientação para que os proprietários de bares obedeçam a Legislação Municipal que restringe o horário de funcionamento até as 23 horas e o desencadeamento de operações policiais, para que a comunidade veja a polícia nas ruas", completou.
Polícia Militar
Para o tenente Alves, comandante da 3ª Companhia de Polícia Militar, as operações realizadas e a apreensão de armas de fogo foram um dos motivos para a diminuição dos assassinatos. "A cada arma apreendida é um homicídio a menos em potencial", frisa o policial. Alves disse também que em relação aos anos anteriores, como por exemplo em 2009, havia uma "guerra" entre grupos rivais pelo tráfico de drogas.
Guarda Municipal
Por sua vez o secretário municipal de Segurança Pública e que é responsável pela Guarda Municipal, Benedito Facini, a redução no número de homicídios se deve ao trabalho de todos os órgãos ligados a segurança. "A Guarda Municipal e a Polícia Militar tem realizado o trabalho de prevenção, realizando abordagens nos locais de grande fluxo de pessoas e retirando de circulação armas. Por outro lado Polícia Civil tem feito as investigações dos crimes que tem culminado com a identificação dos autores", disse Facini.