Terça-feira às 13 de Maio de 2025 às 05:43:15
Geral

Exames para o Detran

30-10-2009

Detran de vários estados do Brasil já cumprem a determinação do Conselho Nacional de Trânsito.


Exames para o Detran

30-10-2009

Detran de vários estados do Brasil já cumprem a determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) de credenciar clínicas para que os exames médicos sejam feitos de forma mais minuciosa, o que avalia melhor os motoristas para proporcionar um trânsito mais seguro. Até o final desse ano os exames continuam sendo realizados na 51ª Ciretran através de um convênio com médicos da PUC.
     A partir deste mês de novembro acontece a mudança e segundo o chefe da 51ª Ciretran de Campo Largo, Jaires Caldart, vai trazer benefícios, pois os exames são mais específicos, “como teste de visão de acordo com a luminosidade dos automóveis e aferição da pressão, exames que não são feitos pelos médicos das Ciretrans”. Enquanto não houver clínica credenciada em Campo Largo, os exames médicos precisarão ser feitos em clínicas no município mais próximo, no caso Curitiba. Por dia são realizados cerca de 20 exames psicológicos e 40 exames médicos no Ciretran. Com o credenciamento das clínicas, o movimento deve diminuir em cerca de 30%.
     Em Campo Largo, a Clínica Saúde Vital está em processo de credenciamento junto ao Detran/PR para poder realizar estes exames. Segundo o médico e diretor técnico da clínica, João Cesar Linczuk, será necessário a ampliação das atividades e de acordo com rigorosa regulamentação do Detran será preciso aumentar a estrutura física da clínica. Será construído um novo imóvel, dedicado exclusivamente a estes atendimentos, além de ser investido em equipamentos específicos e formação de pessoal especializado em Medicina e Psicologia do Tráfego, totalizando quatro médicos e dois psicólogos.
     O projeto se baseia nos princípios da Medicina e da Psicologia do Tráfego, os quais levam em conta aspectos mais abrangentes, tais como prevenção, grupos de risco em acidentes, álcool, drogas, medicamentos, distúrbios do sono, acessibilidade, entre outros. A entrega do novo imóvel está previsto para 30 dias. Enquanto isso os exames deverão ser realizados em Curitiba.
Reclamações
     Segundo o proprietário da Autoescola Opção, Nivaldo Souza Cordeiro, muitas pessoas têm reclamado sobre esta mudança, o que ocasionou uma queda de cerca de 30% do movimento. Elas argumentam que não vão para Curitiba realizar os exames, que muitos nem conhecem a capital e não conseguiriam se localizar.
     Até hoje ele diz que não passaram o endereço das clínicas já credenciadas para que eles possam passar a informação aos alunos. Muitos estão deixando de fazer carteira para evitar toda esta burocracia e falam do problema em fazer exames em um lugar e tirar foto ainda no Detran, o que dificulta para a maioria das pessoas que trabalham e que não têm disponibilidade de ficar saindo do emprego. Com uma clínica credenciada em Campo Largo, pode ser que o movimento nas autoescolas volte ao normal.