24-11-2010
A presidente eleita Dilma Rousseff deve anunciar nesta quarta-feira (24) sua futura equipe econômica sem grandes surpresas. O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, que esteve reunido com Dilma no início da noite da terça-feira (23), afirmou que a presidente eleita relatou a ele que passou o dia finalizando a montagem de sua futura equipe econômica.
- Ela disse que estava, nesse momento, ocupada em finalizar a composição da equipe econômica, ultimando isso para a quarta-feira.
Veja quem são os ministros de Dilma
A permanência de Guido Mantega na Fazenda já era dada como certa desde a semana passada e ele deve ficar no cargo. Outro nome que confirma a bolsa de apostas do novo ministério é o de Miriam Belchior, hoje responsável pelo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) na Casa Civil. Ela deve assumir o Ministério do Planejamento no lugar de Paulo Bernardo.
Já o comando do Banco Central deve passar das mãos de Henrique Meirelles, que assumiu o cargo em 2003, para as de Alexandre Tombini, diretor de Normas da autoridade monetária. Tombini recebeu o convite na última terça-feira.
O anúncio oficial deve ser feito hoje, mas antes Dilma vai se reunir com Meirelles. A presidente eleita não gostou das recentes declarações do presidente do BC exigindo autonomia formal da instituição para continuar no cargo. Dilma, aliás, sequer chegou a cogitar mantê-lo no posto.Outro nome que deverá ser confirmado é o de Paulo Bernardo. Atual ministro do Planejamento, Bernardo é um dos mais próximos colaboradores de Dilma e ocupará a Casa Civil, segundo informaram interlocutores próximos ao ministro.
Além disso, o deputado federal José Eduardo Cardozo (PT-SP), que integra a equipe de transição do governo, deve ser convidado a ocupar o Ministério da Justiça.
Fonte: R7 Notícias