Quinta-feira às 18 de Abril de 2024 às 10:16:35
EM CAMPO LARGO 11º | 22º
Geral

Mulheres na Inovação é tema de evento do Lide

O Lide - Equipe de Líderes Empresariais, presidido pela campo-larguense Heloisa Garrett, retomou a programação do Talk Mulheres Líderes e nesta quinta-feira (10) teve como tema Mulheres na Inovação.

Mulheres na Inovação é tema de evento do Lide

O Lide - Equipe de Líderes Empresariais, presidido pela campo-larguense Heloisa Garrett, retomou a programação do Talk Mulheres Líderes e nesta quinta-feira (10) teve como tema Mulheres na Inovação, uma conversa aberta com as empresárias paranaenses Gisele Raulik, Vera Antunes e Mabel Szeremeta.

Heloisa aproveitou a oportunidade para falar que estamos em um ano político e mesmo sendo apartidários no Lide estamos em um ecossistema que políticas públicas precisam caminhar juntas com o setor privado. Ressaltou que há muitas coisas que travam no setor público, mas que é preciso se envolver mais em política para ter mudanças. Neste sentido, disse ser fundamental despertar o interesse das mulheres pela política e fortalecer esse meio.

O evento foi bastante descontraído e propiciou a troca de experiência entre as mulheres, como fortalecimento e novas visões de negócio. O tema tratado, mediado pela Mira Graçano, abordou trajetórias de sucesso, que são feitas por tentativas, acertos, equívocos e planejamento.

Empresárias
Vera Antunes há 24 anos é presidente da Centrallimp - hoje com 1.600 funcionários, faz mentoria para startup e é investidora anjo. Ela afirmou que comprovadamente mulheres em cargos de gestão ou CEO trazem rendimento 25% maior às empresas, mesmo ainda sendo cargos muito masculinos. Um dos motivos é que as mulheres têm maior habilidade em lidar com crises.

Apenas 4,7% das startups são fundadas por mulheres. Com grande vivência neste meio, ela é uma grande incentivadora das mulheres, para que participem de associações, da política e se envolvam mais no meio empresarial. Ela deu um exemplo de uma startup em que mulheres prestam serviços gerais - como pintora, jardineira, encanadora, consertos -, a Marida de aluguel, e que a ideia inclusive já está sendo apoiada pela Votorantim, devido à inovação.

Gisele Raulik é especialista em políticas públicas em design, consultora em design e inovação. Atuou no Centro de Design Paraná, Design Council de Londres e Design Wales no País de Gales. Estabeleceu e coordenou o SEE Project, rede européia para desenvolvimento de políticas de design e inovação. Formada pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mestra pela Brunel University e PhD pela Universidade de Gales em políticas de design. Ela mostrou grande experiência neste meio, destacou que não é preciso reinventar a roda e inclusive falou sobre o mundo “figital” que já vem sendo falado, integrando os processo on e offline.

A empresária Mabel Szeremeta trabalhou por 12 anos na IBM e por cinco anos na Oracle até que começou a trabalhar com vendas em tecnologia junto com o marido. Cita que é um mercado muito masculino e que as mulheres precisam se envolver mais neste ramo, que é uma forte tendência e tem um grande mercado a ser explorado.

“A tecnologia é importante no dia a dia e se mostrou fundamental na pandemia. Empresas estão sendo cobradas pela transformação digital”, detalha, argumentando ser fundamental a forma com que se leva a mensagem, como vende para o cliente, como entende a necessidade dele e então materializa no serviço prestado. Para Mabel, a flexibilidade da mulher e a gestão de vários assuntos faz diferença nos negócios.