Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 06:07:04
Geral

Consumidores da Cocel recebem R$ 1,2 milhão em bônus por redução no consumo

Entre os meses de janeiro e fevereiro de 2022 foram pagos R$ 1,2 milhão aos consumidores da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel que reduziram o consumo de energia entre os meses de setembro e dezembro de 2021.

Consumidores da Cocel recebem R$ 1,2 milhão em bônus por redução no consumo

Entre os meses de janeiro e fevereiro de 2022 foram pagos R$ 1,2 milhão aos consumidores da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel que reduziram o consumo de energia entre os meses de setembro e dezembro de 2021. Um total de 14.584 unidades consumidoras recebeu o desconto em fatura – 27% do total de unidades do município.

Teve direito ao recebimento do bônus quem reduziu entre 10 e 20% na média de consumo entre setembro e dezembro de 2021, em relação ao mesmo período de 2020. Para cada quilowatt-hora economizado na média, o bônus é de R$0,50.

O pagamento do bônus por redução voluntária do consumo foi uma das medidas do Ministério de Minas e Energia (MME), regulamentada pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, com o objetivo de enfrentar a maior crise de escassez hídrica no país. A crise hídrica afetou a produção de energia por usinas hidrelétricas e levou ao acionamento de usinas com custo de produção mais elevado – como térmicas acionadas por carvão ou gás.

De acordo com levantamento feito pelo MME, em todo o Brasil, R$ 2,4 bilhões foram distribuídos em bônus e a economia de energia total é estimada em 5.702 giga watts hora (GWh) – energia suficiente para abastecer o estado da Paraíba ou o Rio Grande do Norte por um ano, equivale a quatro meses de produção das usinas temelétricas de Angra I e II.

A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica – ABRADEE, que coordenou as ações publicitárias da Campanha de Redução Voluntária de Consumo, estima que 30,3 milhões de consumidores em todo o país aderiram à redução no consumo, influenciados pela Campanha – 35% do total. Ainda conforme pesquisa realizada pela ABRADEE, 96,2% dos consumidores informou ter adotado alguma medida de redução do consumo no período de veiculação da campanha.