Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 05:02:48
Policial

2021 contabilizou mais homicídios que nos três anos anteriores

2021 contabilizou mais homicídios que nos três anos anteriores

De acordo com o balanço dos homicídios de 2021 da Polícia Civil, o ano que terminou foi mais violento que os últimos três anos (2018, 2019 e 2020), com registro de 35 mortes violentas. Em 2020 já tinha sido apontada alta com relação aos anos anteriores e registrou 32 vítimas de homicídios.

O prenúncio de um ano violento começou já no dia 1º de janeiro de 2021, quando foram registradas duas mortes no mesmo dia. A primeira ocorreu de madrugada no Jardim Santa Ângela, onde o jovem Otávio Oliveira, de apenas 21 anos, acabou golpeado por faca na frente de seus pais.

Ainda na madrugada do primeiro dia de 2021, depois de uma discussão, Mariângela Fontana Barbosa, de 35 anos, foi encontrada morta no interior de sua residência no Loteamento Leal. Na ocasião, parentes e vizinhos foram ouvidos por investigadores da Polícia Civil, ficando a suspeita que ela tivesse sido estrangulada. Os exames no IML acabaram inconclusivos e dificultou as investigações dos investigadores da 3ª DRP.

Não diferente dos anos anteriores, a grande maioria dos crimes têm consequências de vítimas que acabaram pegando o caminho errado e ficaram na mira de facções criminosas. No decorrer de 2021, por alguns momentos aconteceu a calmaria, mas em outros, - como acorreu no mês de dezembro, que somente em um dia foram dois mortos em endereços diferentes - alguns crimes acabaram acontecendo em sequência.

No dia 2 de fevereiro de 2021, mais um dia marcado pela violência do crime organizado. Dois homens foram mortos com vários disparos de arma de fogo, no interior de uma residência no bairro Vila Nova. Segundo informações de testemunhas, alguns indivíduos num veículo prata, chegaram no endereço por volta de 18 horas e adentraram a casa. Vinicius Zamperon Pereira, de 28 anos e Ruan Felipe de Campos, de 23 anos, acabaram executados com vários tiros.

Outra situação de violência que abalou a cidade em 2021, foi registrada na noite do dia 4 de fevereiro. Na Vila Bancária, após um desentendimento entre dois policiais militares da 3ª Cia do 17º BPM. Lecio Tadeu dos Santos, soldado Tadeu de 41 anos, acabou morto com um disparo efetuado por seu companheiro de farda.

 

Confronto

O ano que terminou também apresentou um alto número de mortes em confronto com a polícia. Pelo menos 12 pessoas perderam a vida ao confrontar policiais em abordagens, principalmente na Rodovia do Café (BR-277), no trecho que passa pelos municípios de Balsa Nova e Campo Largo.