A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, organiza mensalmente a Caravana de Doação de Sangue. Nesta ação um grupo de pessoas é transportado do município até o banco de sangue Hemepar, localizado no bairro Alto da XV, em Curitiba, para realizar doações.
A caravana acontece sempre na última sexta-feira do mês e, em setembro, será no dia 26. Os interessados devem se inscrever até o dia 19 setembro, próxima sexta-feira, pelo telefone 0800 643 1312, da Central de Ambulâncias, que está disponível das 9h às 16h.
No dia marcado para a doação os inscritos precisam ir até a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) que fica na Rua Francisco Xavier de Almeida Garret, 141, às 8h, para a partida da van que faz o transporte até a capital. Normalmente a ação leva a manhã toda entre ida, doação e retorno.
Sem afetar o doador, estima-se que essa atitude de solidariedade pode salvar até quatro pessoas. Após coletado, o sangue pode ser utilizado em pessoas com doenças hematológicas, com câncer, as que foram submetidas a cirurgias de grande porte e emergências.
Quem pode doar
É preciso estar em boas condições de saúde e se enquadrar em alguns critérios:
* estar descansado e bem alimentado;
* ter entre 16 e 69 anos;
* pesar acima de 51 kg;
* não ter tomado bebida alcoólica nas últimas 12 horas;
* não ter tido febre, infecção ou gripe nos últimos 15 dias;
* não ter diabete em uso de insulina;
* não fazer uso de drogas ilícitas injetáveis;
* não ter tido parto ou aborto nos últimos 3 meses;
* não ter feito tatuagem ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses.
O uso de alguns medicamentos também pode interferir, então a cada doação é realizada uma entrevista de rotina. O doador tem o direito de manter o anonimato e a confidencialidade de suas informações pessoais e de saúde, então as informações coletadas durante o processo são mantidas em sigilo. Confira outras condições necessárias para ser doador, segundo o Hemepar.
A recomendação é doar com intervalos de tempo: a cada dois meses para os homens e três meses para as mulheres. Isso porque o plasma é reposto em algumas horas, as plaquetas se restabelecem em alguns dias, mas as hemácias demoram alguns meses.
Benefícios e direitos dos doadores de sangue
A lei estadual 13.964/2002 concede desconto de 50% em eventos culturais e artísticos no Paraná, para doadores de sangue registrados em hemocentros ou bancos de sangue de hospitais paranaenses. São considerados doadores regulares de sangue aqueles registrados nos bancos de sangue e que doam com frequência.
Já a lei 19.293/2017 isenta o doador do pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos e processos seletivos realizados no âmbito dos Poderes do Estado. E a resolução Sesa nº 769/2018 trata do Certificado de Doação de Sangue, que pode ser utilizado em programas de fidelidade e reconhecimento.
Além disso, a doação voluntária de sangue consiste num direito das pessoas que trabalham sob o regime CLT. A Consolidação das Leis do Trabalho prevê, em seu artigo 473, que o empregado pode deixar de comparecer ao serviço, sem prejuízo do salário, por um dia (a cada 12 meses de trabalho), em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.
SERVIÇO:
Caravana Doação de Sangue - Campo Largo até o Hemepar (Curitiba)
Inscrições prévias: até 19/09/2025
Data da ação: 26/09/2025
Horário: 8h
Local saída e chegada: UPA 24h de Campo Largo
Endereço: Rua Francisco Xavier de Almeida Garret, 141
Agendamento transporte: 0800 643 1312
Hemepar: (41) 3262-7676 ou 0800 645 4555