Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 08:34:50
Geral

Família do radialista Edi Moreno reencontra irmão após 55 anos

O Natal será especial para a família do campo-larguense Edi Moreno, que poderá comemorar junto ao irmão que finalmente conheceu

Família do radialista Edi Moreno reencontra irmão após 55 anos

Mais de cinco décadas separaram o momento tão aguardado para a família Dorado, que chegou finalmente no último dia 09 de setembro, quando a família do radialista campo-larguense Edi Moreno reencontrou o irmão José Carlos Dorado, após 55 anos de buscas. Ele morava na cidade de Londrina e também procurava pela família.

Conforme contaram à Redação da Folha, o pai de Edi Moreno e seus outros cinco irmãos, João Mendes Dorado, falecido há mais de 20 anos, foi casado com a mãe de José Carlos e viviam no Norte do Paraná há mais de 50 anos. Porém, assim que José Carlos nasceu, sua mãe faleceu no parto, deixando seu João viúvo. O bebê recém-nascido acabou ficando com a família da mãe e seu João casou novamente, com a dona Marcília.

“Nossa mãe sempre quis que ele morasse conosco, mas por algum motivo isso não foi possível. Nossos irmãos mais velhos, que moraram no Norte do Paraná, conviveram cinco anos com o José Carlos e ainda têm algumas lembranças dessa parte da infância. Nós perdemos contato com ele. O nosso pai sempre teve o desejo de reencontrar e nós sempre procuramos por ele, mas o encontramos somente agora”, relembra Edi.

O irmão de Edi, Emerson, comenta que foi a filha de José Carlos que fez uma postagem em um site de Pessoas Desaparecidas e a esposa de Emerson fez o cadastro no mesmo site em 2018, procurando pelo José Carlos. “O único Facebook que tem o sobrenome Dorado é o meu, que é bem incomum, pois não tem a letra ‘U’, que é o sobrenome do meu pai, e está presente no nome dele também. Então ela mandou a mensagem para mim. Eu estava viajando e não conseguia responder, pois o sinal estava muito ruim. Foi então que a minha sobrinha, no caso, entrou no meu Facebook, nos meus amigos, e encontrou meu irmão, o Edson Mendes, começaram a conversar e enviou toda a documentação, certidão de nascimento dele. A história bateu e realmente era ele”, disse.

Eles já se encontraram, no último dia 09 de setembro, e puderam conversar um tempinho com o “novo irmão”, mas eles precisarão esperar até o Natal para ter todos reunidos e comemorar a união tão esperada, visto que o José Carlos mora em Londrina e mais um dos irmãos vive em Santa Catarina.

Emoção e grupo no WhatsApp
“Nós fizemos videoconferência já com todos os irmãos, um tio nosso participou também para falar e ele relembrou muita coisa do passado. Foi muito bacana, se emocionaram, meu tio chorou muito porque ele conhecia bem o meu irmão, desde bebê”, relembra Edi.

“Eu fiquei com o meu pai mais tempo no hospital, quando ele estava doente, e ele falava muito deste meu irmão. Pedia muito ‘vamos encontrar meu filho, vamos encontrar meu filho’. Para mim que era o mais novo, foi um choque. Do jeito que está o mundo hoje, fácil, com as redes sociais, achei que demoramos para encontrá-lo, talvez se tivéssemos encontrado ele quando o pai estava vivo, a alegria fosse ainda maior. Foi um choque, porque a gente está acostumado com cinco irmãos e agora eu ganhei mais um irmão, mais sobrinhos. É uma alegria muito grande, a ficha vai cair mesmo no Natal, não tem explicação”, finaliza Emerson.