Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 08:53:51
Geral

Aulas para o Infantil 3 dos CMEIs retornarão no dia 04 de outubro

Serão aulas presenciais e diárias somente para 67% dos alunos do Infantil 3, cujas famílias optaram pelo retorno; quem quiser mudar de modelo deve comunicar a instituição

 

Aulas para o Infantil 3 dos CMEIs retornarão no dia 04 de outubro

A Secretaria Municipal de Educação anunciou que as aulas das turmas de Infantil 3 – crianças com idades entre 03 e 04 anos –, que pertencem aos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) retornarão às aulas presenciais diariamente a partir do dia 04 de outubro. As demais turmas dos CMEIs devem aguardar mais orientações das instituições e permanecem no modelo remoto.

De acordo com as informações da SME, 67% das famílias optaram pelo retorno às atividades presenciais, sendo que das 890 crianças hoje matriculadas nas turmas de Infantil 3 nos 21 CMEIs campo-larguenses, 577 frequentarão às aulas presenciais. Pais que desejam passar para o modelo presencial devem comunicar à instituição que tem 15 dias para se organizar antes da criança frequentar efetivamente.

“Os estudantes do Infantil 3 precisam de interação e socialização no modelo presencial e principalmente a constância, a rotina escolar, pois a partir de 2022 eles frequentarão as escolas municipais e a fase da adaptação se torna mais fácil, pois já estão habituadas a frequentarem. Caso elas venham a frequentar às aulas é preciso ter essa familiaridade com a sala de aula”, ressalta a secretária de Educação, Dorotea Stoco.

A coordenadora da Educação Infantil da SME, Lidy Paula Grande, esclarece que as turmas serão divididas entre oito a dez alunos por sala, para que seja respeitado o espaçamento entre os alunos. “As profissionais da Educação Infantil já receberam todas as capacitações previstas, inclusive a curricular, a respeito dos protocolos de biossegurança e acolhimento socioemocional. As salas irão promover as interações, mas sempre respeitando as medidas de segurança necessária.”

O uso de máscaras é obrigatório, bem como a manutenção do distanciamento entre os estudantes. Já foram adquiridos os equipamentos de proteção individual, que contemplam máscaras descartáveis, aventais, luvas e face shield.

O atendimento será diário e por isso, mais salas dos CMEIs serão ocupadas para o atendimento, bem como o empenho de mais profissionais. As aulas iniciam às 7h30  (acolhimento inicial) e a saída entre 16h e 17h, como já acontecia nas instituições antes da pandemia. Há exceção apenas de uma instituição, o CMEI Renato Hoft, que funciona em meio período.

 

O atendimento online

Conforme as orientações oficiais do município, concedidas à Folha, para atender as crianças nas turmas do Infantil 3 poderá ser necessário remanejar profissionais que atendem as turmas de Infantil 1 e 2, que neste momento estão em atividades remotas, para manter o vínculo entre as famílias e o CMEI. Portanto, cada turma terá um professor regente como responsável pelo encaminhamento pedagógico e um auxiliar/atendente para dar suporte nas propostas feitas por ele.

“Para que o regente possa fazer o planejamento semanal, será necessário que outro Educador assuma a turma dando continuidade no planejamento semanal”, ressalta o documento, acrescentando que as turmas que se encontrarem em atividade remota manterão a interação conforme já vem acontecendo, assegurando que os estudantes não tenham prejuízo na aprendizagem.

 

Alimentação, higiene, brinquedos e sono

Os estudantes de CMEIs têm uma rotina diferenciada, necessitando realizar alimentação em mais horários, higiene bucal e também tendo uma hora para descanso, momento o qual eles podem dormir nas salas de aula. Tudo já está preestabelecido e já foi trabalhado com as instituições, conforme explica a coordenadora.

“O lanche da manhã e da tarde, como são mais rápidos, serão feitos em sala de aula. O almoço que será realizado no refeitório, com turmas escalonadas por horários, evitando aglomerações. Para o momento de higiene bucal das crianças também será feito tudo conforme o protocolo de biossegurança prevê o uso dos banheiros”, diz Lidy.

A hora do sono, conforme repassado pelo protocolo, será feita em sala de aula, com colchões disponibilizados pela escola e com roupas de cama individuais, podendo ficar guardada em sala de aula ou diretamente com as famílias – que precisam enviar diariamente.

Os colchões serão colocados de maneira que as crianças fiquem, ao deitar, em posição alternada, em sentido contrário uma à outra, com distanciamento de um metro entre eles.

Sobre os brinquedos, a determinação da Secretaria de Saúde do Estado do Paraná – autoridade a qual Campo Largo segue para guiar o retorno – prevê que devem ser disponibilizados o mínimo possível e quando feito deve contemplar a quantidade equivalente de crianças presentes em sala de aula. Os brinquedos devem ser laváveis e desinfetados com álcool 70% ou outro produto similar após a manipulação das crianças.