Secretaria de Esporte revela que grande investimento em pista de skate deverá ser feito em Campo Largo em breve
Com projetos voltados à ginástica artística, skate e infraestrutura para desenvolvimento do alpinismo, Campo Largo tem um grande desafio pela frente no desenvolvimento de mais modalidades esportivas, projetos e atletas. Entre os meses de julho e agosto, o esporte ganhou grande visibilidade no Brasil, por conta dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O Brasil recebeu 21 medalhas, sendo sete de ouro, seis de prata e oito de bronze. Para que a cidade tenha atletas no padrão olímpico, muito trabalho ainda precisa ser desenvolvido.
O secretário de Esporte, Luiz Gustavo Torres, contou um pouco do investimento de Campo Largo para o futuro dos atletas. “Falar das Olimpíadas está um pouco além da nossa realidade, mas estamos investindo e temos alguns esportes que podem ser trabalhados para revelação de atletas. Temos na região um dos melhores centros de alpinismo do Brasil, o setor de escalada localizado na Serra de São Luiz da Purunã. Na Vila Olímpica, oferecemos o curso de ginástica artística, base para a ginástica olímpica, uma das oficinas mais procuradas atualmente, com cerca de 80 atletas na lista de espera.”
No entanto, mesmo sendo uma realidade distante, a cidade teve alguns atletas que não seguiram carreira, mas participaram de diversas competições. É o caso do Roberson Aguiar que contou um pouco da sua história com o esporte. “Comecei a jogar vôlei com 11 anos na Vila Olímpica em Campo Largo e também fazia parte do projeto de voleibol no Colégio Estadual Sagrada Família. Treinava de quatro a cinco vezes por semana.”
Pelo município Roberson participou de várias competições, como Jogos Escolares e Jogos da Juventude. Fora da cidade ele competiu na Taça Paraná de Voleibol - maior competição de vôlei de base do Brasil -, Campeonato Paulista de vôlei (2012/2013/2014) e também de um campeonato na Inglaterra chamado Super 8.
Novidades para o skate campo-larguense
Outro esporte que ganhou bastante visibilidade durante as Olimpíadas foi o skate street, modalidade da qual a Rayssa Leal de apenas 13 anos participou e foi medalhista de prata. Em Campo Largo, o esporte é bastante praticado pelos jovens. Sobre o esporte, o secretário Luiz Gustavo trouxe uma novidade. “Estamos angariando com o Ministério da Cidadania a construção de uma pista de skate olímpica para ser instalada no Parque Newton Puppi. Será muito importante para organizarmos campeonatos paranaense, brasileiro e até mundiais”, revela.
O investimento na estrutura é essencial, pois há na cidade alguns obstáculos para conseguir que o esporte ganhe um destaque maior. O profissional de Educação Física, Darlei dos Anjos, contou um pouco sobre como a modalidade de skate está ganhando destaque no Brasil e na cidade. “O skate é um dos esportes mais praticados no Brasil e tem tudo para ser o primeiro, ganhando disparado. E aqui em Campo Largo sempre tivemos bons atletas, mas temos ex-profissionais e alguns que foram para fora do país, pois as nossas pistas não conseguem suprir a necessidade deles.”
Por isso nossas pistas têm que melhorar muito para conseguir criar grandes atletas. “A pista de skate de Campo Largo no Centro - Rua Quintino Bocaiúva - recebeu uma reforma que foi caríssima e em três meses quebrou inteira. No Parque Newton Puppi a pista foi construída fora das medidas e a empresa responsável não foi corrigir os erros”, comenta.
Darlei finaliza deixando sua opinião sobre como Campo Largo pode melhorar: “No esporte, se você não tem ação/projeto social na cidade ele nunca vai evoluir”, diz ele, completando que com a criação da nova secretaria de Esporte, que tem à frente o Gustavo Torres, deve evoluir mais essa área, com mais investimentos. Comenta, ainda, a importância de ter projetos para desenvolver o esporte, para realmente evoluir. “É com projetos sociais que se consegue descobrir novos talentos”, diz.
Para quem que tem vontade de praticar o esporte pode procurar o Centro da Juventude - Rua Ademar de Barros, 120 - Bom Jesus. No local não tem uma pista específica, mas é possível usar a quadra, corrimãos, caixotes e escadas.