Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 10:47:35
Geral

Oficinas de esportes oferecidas em Campo Largo têm grande procura

Secretaria de Esporte revela que grande investimento em pista de skate deverá ser feito em Campo Largo em breve

Oficinas de esportes oferecidas em Campo Largo têm grande procura

Com projetos voltados à ginástica artística, skate e infraestrutura para desenvolvimento do alpinismo, Campo Largo tem um grande desafio pela frente no desenvolvimento de mais modalidades esportivas, projetos e atletas. Entre os meses de julho e agosto, o esporte ganhou grande visibilidade no Brasil, por conta dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O Brasil recebeu 21 medalhas, sendo sete de ouro, seis de prata e oito de bronze. Para que a cidade tenha atletas no padrão olímpico, muito trabalho ainda precisa ser desenvolvido.

O secretário de Esporte, Luiz Gustavo Torres, contou um pouco do investimento de Campo Largo para o futuro dos atletas. “Falar das Olimpíadas está um pouco além da nossa realidade, mas estamos investindo e temos alguns esportes que podem ser trabalhados para revelação de atletas. Temos na região um dos melhores centros de alpinismo do Brasil, o setor de escalada localizado na Serra de São Luiz da Purunã. Na Vila Olímpica, oferecemos o curso de ginástica artística, base para a ginástica olímpica, uma das oficinas mais procuradas atualmente, com cerca de 80 atletas na lista de espera.”

No entanto, mesmo sendo uma realidade distante, a cidade teve alguns atletas que não seguiram carreira, mas participaram de diversas competições. É o caso do Roberson Aguiar que contou um pouco da sua história com o esporte. “Comecei a jogar vôlei com 11 anos na Vila Olímpica em Campo Largo e também fazia parte do projeto de voleibol no Colégio Estadual Sagrada Família. Treinava de quatro a cinco vezes por semana.”

Pelo município Roberson participou de várias competições, como Jogos Escolares e Jogos da Juventude. Fora da cidade ele competiu na Taça Paraná de Voleibol - maior competição de vôlei de base do Brasil -, Campeonato Paulista de vôlei (2012/2013/2014) e também de um campeonato na Inglaterra chamado Super 8.

Novidades para o skate campo-larguense
Outro esporte que ganhou bastante visibilidade durante as Olimpíadas foi o skate street, modalidade da qual a Rayssa Leal de apenas 13 anos participou e foi medalhista de prata. Em Campo Largo, o esporte é bastante praticado pelos jovens. Sobre o esporte, o secretário Luiz Gustavo trouxe uma novidade. “Estamos angariando com o Ministério da Cidadania a construção de uma pista de skate olímpica para ser instalada no Parque Newton Puppi. Será muito importante para organizarmos campeonatos paranaense, brasileiro e até mundiais”, revela.

O investimento na estrutura é essencial, pois há na cidade alguns obstáculos para conseguir que o esporte ganhe um destaque maior. O profissional de Educação Física, Darlei dos Anjos, contou um pouco sobre como a modalidade de skate está ganhando destaque no Brasil e na cidade. “O skate é um dos esportes mais praticados no Brasil e tem tudo para ser o primeiro, ganhando disparado. E aqui em Campo Largo sempre tivemos bons atletas, mas temos ex-profissionais e alguns que foram para fora do país, pois as nossas pistas não conseguem suprir a necessidade deles.”

Por isso nossas pistas têm que melhorar muito para conseguir criar grandes atletas. “A pista de skate de Campo Largo no Centro - Rua Quintino Bocaiúva - recebeu uma reforma que foi caríssima e em três meses quebrou inteira. No Parque Newton Puppi a pista foi construída fora das medidas e a empresa responsável não foi corrigir os erros”, comenta.

Darlei finaliza deixando sua opinião sobre como Campo Largo pode melhorar: “No esporte, se você não tem ação/projeto social na cidade ele nunca vai evoluir”, diz ele, completando que com a criação da nova secretaria de Esporte, que tem à frente o Gustavo Torres, deve evoluir mais essa área, com mais investimentos. Comenta, ainda, a importância de ter projetos para desenvolver o esporte, para realmente evoluir. “É com projetos sociais que se consegue descobrir novos talentos”, diz.

Para quem que tem vontade de praticar o esporte pode procurar o Centro da Juventude - Rua Ademar de Barros, 120 - Bom Jesus. No local não tem uma pista específica, mas é possível usar a quadra, corrimãos, caixotes e escadas.