“O falecimento do Maestro Théo de Petrus deixa uma lacuna na cultura paranaense”, declarou o senador Flávio Arns, que requereu a homenagem ao maestro, vítima da Covid-19 há um ano. A homenagem se deu em reconh
O Senado Federal registrou na quarta-feira (11) voto de aplauso ao Maestro Théo de Petrus, mais um brasileiro vítima da Covid-19. O requerimento foi apresentado pelo senador Flávio Arns (Podemos-PR).
Teodolino José de Souza foi seminarista da ordem dos franciscanos, mas focou todo o seu trabalho ao ensino de música a crianças e adolescentes com projetos de contraturno escolar, na cidade de Campo Largo. Em 1989, realizou parceria com a Prefeitura Municipal de Campo Largo e a Escola Juventude, do município, onde criou um coral de meninos. Em 1994, criou a Associação dos Amigos dos Meninos Cantores de Campo Largo, que mantém até hoje suas atividades, participando de eventos culturais, natalinos, religiosos, encontros de corais e congressos da Federação Nacional dos Meninos Cantores do Brasil.
O senador Flávio Arns, autor do requerimento, afirmou que o voto de aplauso é uma justa homenagem para o maestro. “O falecimento do Maestro Théo de Petrus deixa uma lacuna na cultura paranaense. Nosso carinho e reconhecimento ao saudoso amigo, à sua família e a todos que compartilham do sonho do Maestro Théo”, afirmou o senador durante a sessão.
O Instituto dos Canarinhos de Campo Largo, criado pelo Maestro Théo, recebe agora o nome de Instituto Maestro Théo de Petrus. Atualmente presidida por um dos filhos de Théo, a instituição segue ofertando o ensino de música para mais de 100 crianças, com a expectativa de que sejam 200 crianças até o final de 2021.