Evento em Curitiba aconteceu nesta terça-feira (17), reuniu autoridades municipais e diretores de grandes empresas a nível estadual e nacional
Foi realizado na noite da última terça-feira (17) o Lide Business Dinner, promovido por Heloísa Garrett, presidente do Lide Paraná, e pelo prefeito Maurício Rivabem, na Casa Lide, em Curitiba. Durante o evento foram apresentadas tanto a Lide Paraná, como também o município de Campo Largo, que era o foco do evento. A intenção é atrair novos investimentos e também fomentar parcerias entre os empresários, para gerar novas oportunidades de emprego e mais renda para os campo-larguenses.
Estiveram presentes no evento autoridades municipais, como o vereador André Gabardo, o secretário de Desenvolvimento Econômico Christiano Puppi e o presidente da Acicla e empresário Bruno Boaron. Participaram do evento representantes de grandes empresas, reconhecidas a nível municipal, estadual e nacional.
“Nós havíamos feito uma agenda com o prefeito Maurício há aproximadamente 15 dias, quando contei os objetivos do Lide e como é o nosso trabalho. Foi então que decidimos reunir empresários da cidade para fomentar os investimentos, otimizar o processo produtivo, como podemos ajudar a ganhar mais posição no cenário nacional e internacional, fazer negócio e levar o nome de Campo Largo a outras cidades e estados, pois nós temos esse intuito de levar a marca paranaense mais longe”, declarou Heloísa.
A presidente segue explicando que para a organização das agendas da Lide há a necessidade de constatar uma estrutura prévia no município para conseguir receber as empresas inclinadas ao investimento. Como exemplo, ela cita a capacidade energética da cidade, boas logísticas e acessos à cidade, bons números no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e uma série de fatores que a empresa leva em conta na hora de investir em uma planta industrial. “Campo Largo vem nessa ascensão e se torna atraente para trazer novos investimentos”, completa.
Investimento local
Durante o jantar, o prefeito Maurício Rivabem ressaltou em seu discurso sobre os grandes investimentos que estão sendo feitos na cidade e a infraestrutura que tem sido bastante referenciada também em outras localidades. Um dos exemplos dado por ele foi a implementação do Ciosp, que completou um ano de operação na cidade no dia 17 de agosto e que foi capaz de reduzir em 75% o roubo de veículos, aumentando a segurança em todas as regiões. Anunciou que será investido mais R$ 300 mil em equipamentos novos, destinados para a região de Bateias, o que deve fortalecer ainda mais a muralha digital.
Outro anúncio feito foi referente à Rua Ema Taner, na região do Ferrari/São Francisco, que deve receber um investimento de R$ 16 milhões, já autorizados. “O Poder Público nunca pode ficar distante dos empresários. Neste evento conseguimos reunir representantes de grandes empresas, que tiveram oportunidade de ouvir histórias e dados da cidade e tiveram uma concepção diferente sobre Campo Largo. Com todas as coisas que aconteceram, principalmente durante a pandemia, nós precisamos da união para fazermos um novo futuro”, declarou o prefeito.
“Nós ainda estamos atravessando um problema de saúde pública, que é a pandemia, mas que vem sendo sanado com a vacinação, na data desta terça-feira com 100 mil doses aplicadas, e com a conscientização do campo-larguense. Nossa recuperação virá e já está vindo, por meio do suporte e investimentos na cidade, e principalmente na geração do emprego, porque hoje as pessoas não querem a cesta básica ou o Auxílio Emergencial, mas a dignidade de sustentar a casa com o esforço do seu trabalho”, completa.
Distrito Industrial
Virgílio Moreira Filho, vice presidente da Itambé, destacou em entrevista à Folha que promover novos investimentos e emprego sempre foram seus principais objetivos. “Eu tive a oportunidade de ser secretário do Estado do Paraná por três vezes e todas as vezes busquei meios de levar empresas para a nossa cidade. Essa é uma cidade da Região Metropolitana muito estratégica, tanto na localização, como os índices econômicos e sociais, o que favorecem muito a cidade”, comentou.
Questionado sobre o que ainda precisaria melhorar na cidade, Virgílio disse que a cidade carece ainda de um distrito industrial formalizado, mas que as condições dadas pelo poder público para desenvolvimento têm sido de grande importância.
A ideia de Virgílio vem de encontro com o que o vereador André Gabardo comentou em entrevista. “Com a desafetação da APA do Itaqui, nós criamos uma zona industrial fantástica, com potencial de atrair grandes investimentos. O que precisamos agora é de uma infraestrutura nessa área e uma revisão no Plano Diretor, para que as empresas possam se instalar nessa localidade.” O vereador prosseguiu dizendo que todo esse potencial precisa agora ser transformado em realidade. “Nós vivemos um momento de pós-pandemia e precisamos aquecer novamente a economia, que pode ser feito também por meio da criação de uma rede de relacionamentos, que irá no futuro gerar benefícios para a cidade, como empregos”, concluiu.
Campo Largo no mapa
Heloísa Garrett é jornalista e já morou em São Paulo por cinco anos. Durante a sua carreira, teve a oportunidade de participar de várias reuniões de negócios e já ouviu falar bem da cidade, reconhecida por diversos produtos. “Sempre quando perguntam se eu sou de Curitiba, eu falo que sou de Campo Largo. Imediatamente as pessoas falam ‘é a Capital da Louça?’, além de associar a vários outros produtos. Essas empresas também acabam atraindo outras de grande porte para a cidade”, comenta.
Um dos meios que tem sido bastante trabalhado no projeto Em Frente Campo Largo são os investimentos na área do turismo, especialmente voltados ao ecoturismo, turismo de aventura e balonismo, que têm grande destaque na cidade. “Hoje temos dado muita atenção ao Turismo, para que no pós-pandemia, já com a população vacinada com duas doses, possamos ter público de várias localidades visitando Campo Largo. Isso irá gerar uma movimentação maior no comércio de maneira geral. Nunca se investiu tanto no Turismo, como estamos investindo agora”, destacou Christiano Puppi.
A primeira etapa do projeto Em Frente Campo Largo termina no Natal e na comemoração dos 150 anos de emancipação política de Campo Largo, quando será investido um alto valor na promoção do evento que irá atrair pessoas, movimentar o comércio e gerar ainda mais receitas para a cidade, por meio do giro econômico. Campo Largo vem ganhando espaço no cenário estadual nas comemorações natalinas, principalmente nos últimos dois anos – em 2019 com iluminação em vários pontos turísticos, enfeites interativos, apresentações diárias e projeção de peças teatrais em praça pública e em 2020 com a caravana do Papai Noel, que passou por várias regiões da cidade – por isso também a aposta da Prefeitura.
Participações
Estiveram presentes no evento: Heloísa Garrett (Lide Paraná), Maurício Rivabem (prefeito de Campo Largo), André Gabardo (vereador), Christiano Puppi (secretário de Desenvolvimento Econômico), Bruno Boaron (Acicla e Engerama), Bruno Ometto (Gemba Group), Nelson Lara (Porcelana Schimidt), Edson Marochi (Móveis Campo Largo), Fábio Uwabe (Abaré), Jefferson Rekaille e Marco Cachel (RDP Petróleo), Leon Le Senechal (Lide Paraná), Luiz Gustavo Ulian (Valore-Elbrus), Márcio Viana (Totvs), Mário Pietro (Caterpillar), Mira Graçano (Lide Mulher Paraná), Rodrigo Corletto (Transporte Piedade), Robério Leal e Fernando Kawatal (Sig Combibloc), Virgílio Moreira Filho (Itambé) e Elisabeth Winheski (Prefeitura de Campo Largo).