Parte do teto de sala do Centro Catequético da Matriz despencou com a quantidade de água da chuva de infiltrou pelo telhado. Na Igreja do Evangelho Quadrangular, apesar das dificuldades no prédio, atenção se volta
As igrejas Matriz Nossa Senhora da Piedade e Evangelho Quadrangular também foram bastante atingidas pelas chuvas de granizo que aconteceram na manhã desta segunda-feira (16). Fotos e vídeos se espalharam pela internet e mostraram água escorrendo pelas paredes, ocasionado pelo entupimento das calhas.
Igreja Matriz Nossa Senhora da
Piedade e Centro Catequético
Na Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade a água escorria pelas paredes, ocasionado pelo entupimento das calhas com o acúmulo das pedras de gelo. Na reforma da Matriz, está sendo considerada uma nova calha, capaz de suportar intempéries como as que aconteceram nesta manhã.
“A igreja já está limpa e agora ligamos os ventiladores para ajudar a secar as paredes e evitar que as pinturas sejam danificadas. Hoje a Matriz estará fechada para a visitação, também por conta da segurança dos visitantes, pois a sua estrutura está sendo avaliada. Nós incluímos na reforma da Matriz a necessidade de calhas que suportem situações como essa, de chuvas de granizo e de grande intensidade, pois não é a primeira vez que a água infiltra. Estamos fazendo um alto investimento com a restauração das pinturas da Matriz e precisamos garantir que elas fiquem seguras”, ressaltou a coordenadora paroquial, Clarice Nesi Bonato.
Além da água escorrendo pelas paredes, também acumulou água atrás do altar, carpe foi atingido e a mesa de som – que foi salva a tempo. Ainda estão sendo calculados os prejuízos.
Ela acrescenta que neste momento é importante evidenciar ainda mais a campanha de restauração, para que ela dê continuidade e que a comunidade precisa estar unida para preservar a arquitetura e memória da Matriz.
Grandes estragos aconteceram no Centro Catequético da Igreja Matriz, após as fortes chuvas. Com as pedras, as telhas de Eternit acabaram quebrando e infiltrou muita água, quando parte do teto de uma das salas despencou. “Com a situação controlada na Igreja Matriz, nossa atenção se volta para o Centro Catequético, que tem grandes avarias. Parte do teto despencou em uma das salas e, graças a Deus, não tinha ninguém lá no momento. Nossas aulas de catequese estão sendo feitas em casa, pelas famílias, conforme orientação da Arquidiocese de Curitiba, por conta da pandemia, então não temos atendimentos presenciais acontecendo”, completa Clarice.
Igreja do Evangelho Quadrangular
Outra igreja que acabou sendo fortemente atingida pelas chuvas foi a Igreja do Evangelho Quadrangular, localizada na Rua Joaquim Ribas de Andrade. “As calhas não deram conta da grande quantidade de granizo e transbordaram para dentro do nosso salão. Ele é todo em carpe e tem cadeiras estofadas, então acreditamos que o prejuízo foi alto, mas ainda não tivemos tempo de avaliar. Além disso, as pedras acabaram quebrando as telhas, o que contribui para que mais água entre”, conta o pastor titular da IEQ, Almir de Paula.
Aproximadamente 15 pessoas compareceram pela manhã para ajudar a enxugar a igreja. Em outubro de 2014, duas unidades da IEQ foram atingidas pela chuva de granizo que aconteceu na cidade. Após este período, as atividades só puderam voltar a pleno funcionamento em fevereiro de 2015, tamanho foram os estragos.
“Nossos cultos acontecem sempre às terças-feiras e domingos. Para amanhã ainda precisaremos avaliar se será possível realizar, por conta de tudo o que aconteceu”, comenta o pastor.
Ele reforça que neste momento o mais importante é a igreja estar em movimento, apoiando famílias que precisam. “Há voluntários que estão ajudando membros da comunidade na reconstrução das suas casas e com doações de cobertores, colchões e alimentos às famílias necessitadas em vários pontos da cidade. Estamos nos preparando para pelo menos 24 horas de trabalho intenso para ajudar essas pessoas que precisam de nós”, finaliza o pastor Almir.