Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 11:53:35
Geral

Acicla e Procon chamam atenção na cobrança de materiais de construção após tempestade

A Acicla e o Procon Municipal de Campo Largo enfatizam neste momento pós-tempestade para a venda de produtos como lonas e telhas para a população atingida. Empresa de Balsa Nova doa todo estoque de lonas para comunidades atingid

Acicla e Procon chamam atenção na cobrança de materiais de construção após tempestade

A Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo (Acicla) e o Procon Municipal de Campo Largo enfatizam neste momento pós-tempestade para a venda de produtos como lonas e telhas para a população atingida.

A diretora do Procon de Campo Largo, Dra. Priscila Bassani, contou à Folha de Campo Largo que há uma equipe visitando lojas de materiais de construção por toda a cidade e já coletando preços praticados. “Nós estamos trabalhando com a conscientização e a prevenção da prática de preços abusivos neste momento, o que é considerado uma ilegalidade. Caso seja constatada alguma situação como essa, ela fere o Artigo 39, inciso X, do Código de Defesa do Consumidor, que considera a prática abusiva. A empresa fica sujeita a penalidade de multa, podendo acontecer a interdição do estabelecimento em caso de não normalização do preço praticado.”

Não foram recebidas denúncias sobre prática abusiva de preços, porém, Dra. Priscila ressalta que elas podem ser feitas pelo telefone e WhatsApp (41) 3392-1200.

A Folha conversou também com o presidente da Acicla, Bruno Boaron, que explicou que neste momento a Acicla pede bom senso e empatia dos comerciantes campo-larguenses. “Neste momento precisamos ajudar uns aos outros. Estamos todos vindo de uma situação econômica delicada, de retomada financeira, então neste momento o que prevalece é o senso de comunidade. Eu sou do ramo do comércio de construção civil e sei da grande procura que já tivemos. As telhas já estão praticamente esgotadas e há dificuldade para encontrar para comprar para revenda.”

“Não temos dados oficiais sobre comércios atingidos pela chuva, mas sabemos que na região central houve mais situação de calhas entupidas por conta da quantidade de pedras, o que ocasionou alagamento no interior dos comércios. Sabemos ainda que muitos proprietários liberaram seus colaboradores que foram atingidos pelas chuvas em suas residências”, completa.

 

Solidariedade

Nas redes sociais, o post da empresa Tecnotam, de Balsa Nova, viralizou após anunciar a distribuição gratuita de lonas. A Folha conversou com Wagner Salvalgio, gerente administrativo financeiro, que explicou que tudo começou com a ajuda aos colaboradores da Tecnotam. “Nós destinamos em um primeiro momento as lonas para as famílias de colaboradores da nossa empresa, que ficaram com suas residências bastante atingidas. Nós estamos estabelecidos no São Caetano, na Balsa Nova, e nessa região a chuva foi muito intensa.”

Wagner segue contando que a informação da distribuição das lonas se espalhou, com muitos pedidos para doação aos vizinhos e familiares dos próprios colaboradores. “Nós colocamos algumas lonas em um carro da empresa e saímos para distribuir pela cidade, quando conseguimos ajudar um grande número de pessoas, principalmente aqui na nossa região, da Balsa Nova”, reforça.

O gerente explica que o estoque de lonas já acabou, mas que a Tecnotam se sente feliz em poder contribuir com a sociedade neste momento tão complicado.