Com poucas mudanças, bem pensadas, é possível conseguir um ambiente bonito e acolhedor sem gastar muito
Uma casa não é composta apenas de paredes e móveis, e sim de elementos capazes de dar personalidade ao ambiente. Usar de maneira bem pensada elementos como tapetes, almofadas, quadros, plantas, espelhos, cortinas e itens variados de decoração transforma os ambientes de várias formas.
A Folha conversou com a arquiteta Ana Carolina Gasparoto e a designer de interiores Keila Freitas, que explicaram que conseguir um ambiente requintado, “de novela” como muitas pessoas sonham, é possível sem gastar muito dinheiro, basta realizar as escolhas certas.
O que vai nas paredes
“Para as cortinas o ideal é que ela seja quase até o piso e não como acontece muitas vezes que ela passa somente um pouco da janela. Esse erro causa a sensação visual que o ambiente é menor, pois cria uma barreira visual.”
Já os televisores, quando são pendurados nos painéis ou diretamente nas paredes é preciso prestar atenção, pois existe a medida padrão de 140 cm do chão ao eixo da TV. Para a TV da sala o recomendado é 120 cm, medidas padrões baseadas na altura média da população. “Caso seja posicionada incorretamente a TV, o usuário pode a longo prazo começar a sentir dores nas costas e pescoço. Não é somente um erro visual, mas sim funcional. Então, para descobrir a altura correta para cada usuário é recomendado que a pessoa sente no sofá e meça a que altura fica do chão aos olhos dela. Para quartos a mesma recomendação, pois a altura do sofá e da cama podem variar”, explicam.
Quanto aos espelhos, são indicados no hall, salas, corredores, closet e em pontos estratégicos para sensação de amplitude. São imprescindíveis em ambientes como banheiros, quartos e lavabo. O cuidado necessário é a contratação de um bom profissional na hora de instalar espelhos grandes, para evitar acidentes ou que sejam colados diretamente na superfície.
Usando cores, texturas e metais
A combinação de cores, texturas e metais pode ser um desafio para quem não é da área. “Um truque para não errar é utilizar uma textura ou material com mais informação visual em alguns pontos específicos de destaque, uma neutra que tenha pouca informação visual e a outra com toque de cor ou textura suave que deve ser utilizado como intermediário para criar a conexão visual entre os elementos. A sobrecarga de informações em um ambiente acontece justamente aqui, tanto com mistura incorreta de texturas como também de muitos objetos sem necessidade em um mesmo espaço”, orientam.
Fuja de situações complicadas na decoração
Há itens que são mais fáceis de serem adquiridos para a casa pela internet, como quadros, vasos ou esculturas, por exemplo, porém, há outros que a compra deve acontecer preferencialmente no presencial. “Se possível evitar comprar tapete, cortina, sofá, poltronas, cama, pois é necessários você verificar a qualidade e os tons de cada um. Lembrando ficar atento às dimensões e como funciona a política de trocas ou devolução do dinheiro, caso compre pela internet”, reforçam.
Outra situação que pode gerar complicação é a falta de harmonização entre as escolhas ou a utilização de móveis grandes demais para um ambiente muito pequeno.
“O maior erro de decoração na nossa opinião é não conhecer o seu estilo favorito e acabar por mesclar decorações que não harmonizam entre si. A utilização de móveis grandes e robustos em ambientes pequenos também não é ideal, pois causa a sensação visual de que o espaço é menor ainda”, comentam.
O cuidado vale na hora de escolher o tapete. “Em uma consultoria que realizamos a cliente não sabia o motivo pelo qual sua sala não era acolhedora, sendo que tinha móveis bonitos. Sugerimos um tapete maior, proporcional aos móveis e ao sofá e somente a mudança de tamanho correto de tapete já deixou o ambiente aconchegante. Indicamos que o tapete passe 20 cm para cada lado do sofá.”
“Outro fator que há bastante dificuldade para quem não tem conhecimento desta área é a iluminação, que traz todo charme para ambiente. A luz traz o conforto que precisamos, podendo ser adquirido com uma luz mais quente, uma luz focal nos quadros, entre outras coisas. Como muitas vezes há necessidade de economizar, vale lembrar que luminárias podem trazer muito estilo para o ambiente também”, finalizam.