Para te ajudar nessa escolha designer de interiores dá algumas dicas
A chegada dos bebês na vida da família é sem dúvida um dos momentos mais marcantes na vida dos pais. Antes do nascimento, eles preparam tudo para receber a criança. Na parte de decoração isso não é diferente.
O quarto é um dos locais onde o bebê mais fica, por isso é importante deixar aconchegante e bonito. Para auxiliar os pais a montarem um local agradável, a designer de Interiores e Lighting Designer Letícia Gembarowski deu algumas dicas.
“Antes de iniciar é interessante conhecer sobre a flexibilidade do projeto e o investimento a ser feito. Posteriormente fazer uma análise do ambiente existente ou que está em construção. Devem ser levados em consideração desde o acabamento do piso até posicionamento das janelas”.
Nesse sentindo, ela dá algumas dicas para cada parte: o piso, por exemplo, deve ser escolhido um que seja fácil de limpar e manter no dia a dia. Outro item que faz toda a diferença é o ponto de iluminação, o ideal é que tenha um ponto principal e outros com dispositivo de controle de intensidade.
O som é um diferencial, mas faz toda a diferença na hora do banho ou para o bebê dormir. Também é importante pensar na temperatura, o recomendado é 22ºC a 24ºC, durante o dia e a noite entre 18ºC e 20ºC.
Após decidir esses itens, os pais devem escolher o estilo do quarto se é romântico, clássico, moderno ou provençal. Essa escolha que guiará nas preferências das cores e nos objetos de decoração.
Para ajudar nessa decisão, a designer listou a influência de cada cor:
Branco – Representa a calma e a limpeza. Também é a cor com poder de ampliar um ambiente.
Rosa – A cor de amor e a mais escolhida entre os pais de meninas. Vai bem desde que em tons claros.
Azul claro – Representa a espiritualidade angelical e é uma cor que acalma e tranquiliza.
Lilás – A cor da prosperidade. Esta tonalidade é mais recomendada para quartos de meninas, mas se combinada com diferentes elementos, pode ser unissex.
Verde – Esta é a cor da saúde, do equilíbrio e do crescimento. Estimula a concentração e o foco, transmite conforto e segurança.
Amarelo – A cor do sol e da vida reflete a luz, recomendável utilizar os tons mais pálidos dessa cor, não podendo ser usada sozinha em um ambiente todo, pois aumenta bastante a energia.
Vermelho – Cor quente que, quando usada de forma correta, serve de estimulante para os pequenos. Combiná-la com tons de branco, cinza e bege vai super bem.
Cinza claro – Embora não seja tão convencional para os quartos de recém-nascidos, essa cor pode ser uma cor muito fácil de harmonizar com vários outros tons e criar um resultado extremamente suave.
É importante lembrar que as cores podem estar combinadas nos móveis de decoração como cortinas, tapetes e mobília e não somente nas paredes. Ter uma harmonização nesse espaço é o que faz ele se tornar bonito e mais aconchegante.
Dessa forma a designer de interiores dá mais uma dica para os pais que estão montando o quarto do bebê: “É importante frisar que as cores para quarto de bebê e as estampas podem diferir do padrão, desde que combinem com o estilo e a personalidade que os pais sonharam para esse local tão especial”.