Nesta semana, Campo Largo vivenciou a sua segunda onda de frio intenso no inverno 2021 e grande parte das pessoas se preocupa em como passa as noites – que chegaram a marcar -3oC em determinadas regiões.
Nesta semana, Campo Largo vivenciou a sua segunda onda de frio intenso no inverno 2021 e grande parte das pessoas se preocupa em como passa as noites – que chegaram a marcar -3oC em determinadas regiões – a população em situação de rua, que por muitas vezes não conta com uma casa para se proteger da adversidade.
Para isso, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social realiza as abordagens sociais, com acolhimento em dias de frio intenso. “Este serviço está ligado ao Creas (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), que busca realizar atendimentos a pessoas em situação de rua de maneira geral, conforme um cronograma, com horário diferenciado. A equipe é formada por um motorista e três educadores sociais, que atuam no Creas, e distribuem roupas, cobertores e perguntam se a pessoa deseja o serviço de pensão noturna”, conta à Folha de Campo Largo a secretária da pasta, Márcia Fabiani Botelho.
A pensão noturna tem capacidade para atender 20 pessoas por noite, onde é fornecido banho quente e alimentação para essas pessoas. “A média de atendimentos é de 17 pessoas por noite, mas já temos um plano emergencial para atender mais, se necessário. Na maioria são homens que estão nesta situação. Entre os que negam a hospedagem estão casais, que não querem passar a noite separados por se tratar de uma pensão com ala feminina e masculina, e também pessoas com animais, principalmente cachorro. Hoje ainda não dispomos deste acolhimento para animais”, diz.
A secretária completa explicando que é a própria equipe de abordagem que leva as pessoas até a pensão, quando necessário e que poucas são as pessoas que estão de passagem pela cidade, a grande maioria estabeleceu sua morada nas ruas da cidade e já são atendidos pela equipe. “Nós temos um cadastro destas pessoas e as conhecemos. Algumas até têm família, casa, mas por algum motivo não querem retornar ou a família não quer contato, então vivem nas ruas da cidade”, completa.
A pensão noturna funciona diariamente para pernoite, e há lanche noturno e café da manhã aos sábados, domingos e feriados - já que, nos outros dias, o café da manhã é ofertado no Centro Pop.
Centro Pop
O Centro Pop está localizado no bairro Ouro Verde e realiza atendimentos somente de dia e em horário comercial. Eles são responsáveis pelo encaminhamento dessas pessoas para retirar a segunda via dos documentos, ao Ministério do Trabalho para recolocação no mercado de trabalho, tratamento e atendimento no Caps, contato com a família, caso haja interesse de ambas as partes.
As pessoas que procuram o atendimento neste equipamento público podem guardar seus pertences, lavar suas roupas, pegar peças novas de roupas, calçados e cobertores, se alimentar, tomar banho quente, solicitar a pousada noturna na pensão terceirizada do município e deixar carrinhos de coleta, por exemplo.
O Centro Pop está localizado na Rua Constantino Marochi, 200, bairro Ouro Verde.
Atendimento a indígenas e crianças
“Nós realizamos atendimento para a população indígena, mas as necessidades deles são diferentes da população em situação de rua. Muitas vezes eles abordam pedindo sacos de lixo, lonas para proteção das suas casas, mas a regulamentação deles é pelo Funai, então é diferente e eles encaram desta forma principalmente”, esclarece Márcia.
Quanto às crianças, na cidade não há casos de crianças encontradas em situação de rua, mas, se houver, elas são encaminhadas para o Conselho Tutelar e após para as casas de permanência.
Cuidado com a saúde
Márcia esclarece ainda que as pessoas em situação de rua são encaminhadas para atendimento médico, quando necessário, além de serem imunizadas contra a Covid-19 e a gripe – respeitando as orientações da Secretaria de Saúde.
Chamados à SMDS
É possível que o cidadão, vendo alguém nesta situação, registre um chamado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. A pessoa pode enviar uma mensagem via WhatsApp pelo número (41) 9 9793 0259, da Proteção Social Especial. O serviço verificará o caso e agirá conforme necessário.
A mensagem pode ser enviada de segunda a sexta, das 8h às 17h e, à noite, nos dias em que a abordagem é feita. O cronograma fica disponível nos canais oficiais da Prefeitura, que reforça que é necessário este cronograma por conta do número de profissionais ser baixo e também se leva em consideração as condições climáticas adversas. Nesta semana a equipe realizou a operação de Acolhimento Noturno nos dias 19, 20 e 22.