Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 11:39:56
Geral

Tatuador campo-larguense conquista primeiro lugar em convenção brasileira de desenhos realistas

No último dia 10, o tatuador campo-larguense Kalibb Daher Ribeiro conquistou o primeiro lugar no 5º Online Tatoo Convention, um evento online que reúne centenas de tatuadores de todo o país.

Tatuador campo-larguense conquista primeiro  lugar em convenção brasileira de desenhos realistas

No último dia 10, o tatuador campo-larguense Kalibb Daher Ribeiro conquistou o primeiro lugar no 5º Online Tatoo Convention, um evento online que reúne centenas de tatuadores de todo o país. Especializado em desenhos realistas, Kalibb levou a melhor na categoria. Outro campo-larguense que conseguiu destaque na competição foi Ricardo Pico, que conquistou dois troféus, sendo o segundo lugar na categoria Aquarela e terceiro lugar na categoria Sketch, ambos usando desenhos autorais.

Kalibb contou à Folha de Campo Largo que atua na área de tatuagem há seis anos e já participou de seis convenções de tatuagens, o que o ajudaram a se tornar um profissional melhor e de destaque no ramo. “Eu sempre fui envolvido com desenho, mas comecei com o grafite, inclusive fazendo evento nas escolas, dando aula no CRAS e no programa Anti-Drogas.

O grafite se tornou agora um lazer e eu passei para o ramo da tatuagem. Fiz vários workshops com os melhores tatuadores do Brasil e fui crescendo profissionalmente. Hoje é uma área que tenho grande amor, principalmente tatuagens realistas.”

O tatuador explica que o realismo na tatuagem se dá quando o profissional retrata fotografias de pessoas, animais, objetos da maneira mais fiel possível, usando as cores preto e cinza. “O trabalho que eu mais demorei para terminar levou 16 horas para ficar pronto. Nessa convenção que participei há alguns dias, foram 12 horas para ficar pronto o trabalho. Na convenção eu preciso tatuar e tenho prazo para ser cumprido. Se ela começa na sexta, tenho até o domingo para entregar o desenho pronto. Tem todo um processo a ser seguido para não machucar a pele do cliente e também por causa do processo de cicatrização”, conta.

Ele conta que para a competição é preciso lançar o desenho que será feito, que na avaliação do profissional terá maior potencial na convenção – tanto no uso de técnicas e nível de dificuldade – e mostra aos clientes, que quando aceitam, tornam-se telas para a obra. “Na maioria das vezes o desenho precisa ser feito no antebraço ou na lateral da perna, que são partes mais retas e com poucas ondulações, deixando o desenho mais fiel à proposta.

Quando vou apresentar o desenho para um cliente, entram mais avaliaçõe, como tipo de pele, cicatrizes e outros. Para a convenção, todos os detalhes contam”, comenta.
“Acredito que é por causa dessas convenções que meu trabalho vem evoluindo muito rápido.

Quando iniciei, tenho ciência que não foram os melhores trabalhos que já fiz, mas o tatuador carrega uma responsabilidade muito grande com o cliente, que terá aquele desenho eternamente na sua pele, olhará para ele todos os dias. Esses feedbacks que recebemos dos jurados das convenções, que têm um olhar muito mais crítico, nos fazem perceber o que precisamos melhorar e é disso que eu corro atrás”, afirma. “Quando recebi o resultado, que eu tinha ganhado a competição, chorei de emoção, porque é muito trabalho por trás desse desenho, um grande empenho. Quando eu comecei não tinha estrutura para um estúdio, minha primeira máquina paguei parcelado, não foi fácil. Mas hoje vejo que com dedicação você pode chegar onde quiser”, finaliza.

Kalibb irá participar de mais uma convenção, entre os dias 16 e 22 de agosto de 2021, cujo tema central é a série de mangá japonesa Dragon Ball Z.