Segunda-feira às 21 de Julho de 2025 às 09:28:39
Geral

Celebrações de Corpus Christi acontecerão de forma pontual e com carreatas devido à pandemia

Devido à pandemia e em cumprimento aos protocolos de segurança para evitar a contaminação pela Covid-19, as celebrações neste ano, no dia 03 de junho, serão restritas

Celebrações de Corpus Christi acontecerão de  forma pontual e com carreatas devido à pandemia

Mais um ano que a comemoração de Corpus Christi não será da mesma forma, com presença de milhares de fiéis que saem pelas ruas em procissão sobre os tapetes de serragem colorida, com verdadeiras obras de arte que têm como tema principal a Eucaristia.
Devido à pandemia e em cumprimento aos protocolos de segurança para evitar a contaminação pela Covid-19, as celebrações neste ano, no dia 03 de junho, serão restritas a um número menor de fiéis e com transmissão online, além da procissão ser substituída por carreatas pela cidade.

A Paróquia Nossa Senhora da Piedade está organizando uma celebração na comunidade do Salgadinho, onde as famílias poderão acompanhar de dentro do carro, no formato Drive-in, e apenas a equipe de liturgia pode ficar fora dos carros. Inicia às 9 horas e após terá a condução do Santíssimo e carreata até a Igreja Matriz, no Centro. Na Praça estará um altar decorado para a celebração e bênção final com os fiéis dentro do carro.

Na Igreja São Sebastião, na Rondinha, às 9 horas será realizada a missa, com possibilidade de receber apenas cerca de 60 pessoas (30% da capacidade). Demais fiéis podem acompanhar online em casa ou de dentro do carro em frente à Igreja, onde depois será feita a distribuição da Eucaristia e bênção com o Santíssimo. Não terá procissão.

O Santuário Senhor Bom Jesus comportará 219 pessoas para a celebração de Corpus Christi, às 9 horas. No pátio em frente à Igreja será feito um tapete simbólico pela comemoração. De lá sairá uma procissão motorizada pelo Centro, com parada em frente aos hospitais para uma bênção, passam pelas capelas do Santuário e será realizada uma bênção final em frente ao Hospital do Rocio. Será também celebrada uma missa extra às 19 horas.

Em contato com a Paróquia Nossa Senhora Aparecida, até esta quinta-feira (27) não tinha sido definida a programação, pois aguardavam publicação de um novo decreto - a princípio missa às 10 horas. Na Paróquia já estão vendendo o tradicional Bolo de Santo Antônio, o conhecido santo casamenteiro, para ser retirado no dia 12 de junho a partir das 15 horas. O valor do pedaço – embalado para viagem – é R$ 6 e para compra de quatro pedaços fica R$ 20. Com o recurso a comunidade ajuda com os serviços de evangelização.

Mensagem de Corpus Christi
“Neste tempo de pandemia, com a convicção de que o Senhor caminha conosco, celebramos a Solenidade de Corpus Christi, o Dia da Caridade, em que fazemos das dificuldades do momento uma grande oportunidade para tocar nas feridas de Cristo e descobrir que, por trás de suas feridas, encontramos a dor e o sofrimento de nossos irmãos, abrindo-nos ao mistério de Cristo crucificado e ressuscitado onde resplandece a glória de Deus”. Com estas palavras inicia a mensagem publicada no site da Conferência Episcopal da Espanha, escrita pelos bispos da Subcomissão Episcopal de Caridade e Ação Social por ocasião do Dia da Caridade.
“Deus nunca deixa de estar ao nosso lado, cumprindo a sua promessa citada no Evangelho de Mateus: “Estarei convosco todos os dias, até ao fim dos tempos’”. Esses ‘tempos difíceis’ - onde são necessários fortes amigos de Deus – convidam-nos a recuperar o sentido de nossa vida, sabendo que somos frágeis e necessitados de salvação - dizem os bispos - uma necessidade que se concretiza na nossa vida quotidiana, na nossa proximidade, na nossa fraternidade e na esperança cristã que brota da Eucaristia”.

A Eucaristia que “oferece-nos o dom de poder colocar inseparavelmente juntas a caridade e a vida dos pobres. Como viver a Eucaristia sem estar perto de quem passa fome, daqueles com quem Cristo se identifica quando têm fome, sede, estão nus, doentes ou na prisão? – questionam os bispos -. Nesta união descobrimos a essência da dignidade humana que se torna significativa quando está enraizada no próprio Jesus Cristo”.

“Diante do Corpo de Cristo percebemos que é hora de fortalecer a capilaridade nos povoados, nos bairros e cidades, para curar e acompanhar tanto sofrimento - refletem os bispos. O Papa Francisco nos exorta desta forma: o serviço é, ‘em grande parte, cuidar da fragilidade’. Servir significa cuidar dos frágeis nas nossas famílias, na nossa sociedade, na nossa gente”.