Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 12:38:50
Geral

Obras da Estrada do Mato Grosso estão com mais de 88% de conclusão

Apesar de estar com 88,74% do trecho 03 concluído, Estrada do Mato Grosso precisará
de um prazo de 90 dias para ficar pronta, informa a Prefeitura de Campo Largo

Obras da Estrada do Mato Grosso estão com mais de 88% de conclusão

Anunciada em 2018, o projeto de reurbanização da Estrada do Mato Grosso, iniciado em 2020, está próximo de concluir. Na intenção de proporcionar aos moradores da região da Ferraria melhores condições de deslocamento, além de mais segurança, com via mais ampla, drenagem pluvial, passeio e estacionamento regulamentado, a obra já está em sua etapa final, com 88,74% de conclusão, mas, apesar da finalização do prazo para a obra no último dia 15 de maio de 2021, ainda precisará de um aditamento de prazo de 90 dias.

A Folha procurou a Prefeitura de Campo Largo, que esclareceu que a execução de reurbanização da Estrada Mato Grosso foi dividida em três trechos, sendo licitado no primeiro momento o trecho 03, contrato nº 136/2020, com extensão de 4.639,19 m e no valor de R$ 7.795.973,05. A origem do recurso é o Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa).

Para a obra, foi realizado um processo de reurbanização completa, que compreende drenagem pluvial, pavimentação, obras complementares, como passeio de pedestres, rampas de acessibilidade, acesso de veículos e paisagismo, bem como a sinalização de trânsito. Os serviços iniciais de escavação para drenagem e reconstrução do pavimento, que sofrem a interferência direta das condições climáticas, foram os que mais demoraram para serem concluídos.

Desafios e relacionamento com a população
Questionada sobre qual o maior desafio encontrado durante a obra, a Prefeitura informou que foi realizar a execução da obra em via pública que precisa continuar em uso pela população, tráfego de veículos, pedestres, ciclistas, transporte coletivo, entre outros. Para orientar o trânsito e amenizar os impactos, foram usados meios como sinalização de obra, sistema de pare e siga e interrupções em horários de menor fluxo quando imprescindíveis.

Durante o processo, também surgiram reclamações por parte da população, que procuraram a Folha de Campo Largo e outros veículos de comunicação para pedir respostas e providências maiores para amenizar os impactos da obra. Situações como excesso de pó, que impedia os moradores de abrirem as janelas durante dias mais secos, e lama que deixou veículos atolados, estavam entre as reclamações mais frequentes.

Sobre o relacionamento com a população, a Prefeitura disse somente que eles aconteceram especialmente durante os serviços iniciais de escavação para drenagem e reconstrução do pavimento. “A maior parte da população entende que são necessários transtornos momentâneos para o benefício futuro”, afirmou em nota.

“Nos próximos meses estaremos finalizando o trecho 03, mas deveremos aguardar a conclusão para realizar uma inauguração da extensão total da Estrada Mato Grosso”, finaliza.