Ação chamada de ‘Gratidão em Letras e Palavras’ visa ensinar aos pequenos a importância de levar reconhecimento aos profissionais da linha de frente de enfrentamento à Covid-19
Crianças e adolescentes de diversos colégios da rede privada de Curitiba e região metropolitana passaram as últimas semanas produzindo milhares de cartinhas de agradecimento para serem entregues àqueles que têm sido verdadeiros heróis durante este último ano de pandemia: os profissionais da saúde.
Em Campo Largo, a unidade do Colégio Acesso entregou cartinhas para o Hospital Nossa Senhora do Rocio. Segundo a diretora, Juliana Caroline, as crianças estavam empenhadas em transmitir alegria e por meio das cartas. “A mensagem principal que queríamos ensinar aos alunos com essa ação era de nos preocuparmos com as dificuldades do próximo. A exaustão física e mental está muito presente nesse momento e nossas cartinhas aqueceram o coração desses profissionais”, destaca.
A união entre os grupos educacionais Acesso, Stella Maris e Elite tem como objetivo ensinar aos alunos a importância de expressar reconhecimento, gratidão e empatia aos médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares que têm enfrentado uma rotina extremamente exaustiva nos últimos meses.
Ao todo, mais de 2 mil cartinhas foram produzidas pelos alunos de 12 colégios da região e destinadas aos principais hospitais da capital e região metropolitana, que fizeram a distribuição entre os profissionais que estão atuando na linha de frente contra a Covid-19. As Unidades de Pronto Atendimento de Almirante Tamandaré, Fazenda Rio Grande e Pinhais também receberam o carinho dos alunos por meio das mensagens.
Como surgiu a ideia
A exaustão e cansaço físico e mental dos profissionais da área da saúde vêm crescendo a cada dia, principalmente, pela sensação de que a pandemia ainda está longe de acabar. Há mais de um ano travando uma guerra contra o vírus, muitos relatam tristeza e desânimo com o comportamento da população, diante de tamanha gravidade. E foi durante um desabafo entre uma mãe de aluno, que trabalha na UPA 24h, com a diretora do Colégio Acesso em Almirante Tamandaré, que surgiu a ideia da ação.
“A mãe comentou comigo que os profissionais estavam cansados e desmotivados em alguns momentos, principalmente, após o pico de casos que tivemos nos últimos meses. Depois dessa conversa, nos unimos com os demais diretores das escolas e planejamos a ação. No dia em que entregamos as cartas na Unidade de Pronto Atendimento, essa mãe estava de plantão e ficou muito emocionada ao receber o carinho”, conta Andreia Galvan, Diretora do Colégio e Curso Acesso em Almirante Tamandaré.
A ação também tinha como propósito enaltecer o esforço de cada profissional envolvido nas mais diversas áreas da saúde. De acordo com a diretora pedagógica do Grupo Acesso, Guida Weber, os alunos conseguiram expressar, por meio de palavras e desenhos, a importância do trabalho de cada um deles que, muitas vezes deixam as suas famílias em casa para cuidar da família dos outros. “Neste momento em que não podemos tocar, beijar e abraçar, como forma de agradecimento, o projeto veio exatamente para transmitir amor, solidariedade e gratidão”, ressalta.