No Boletim da Secretaria Estadual de Saúde do dia 20 de abril estão registradas sete notificações de Dengue em Campo Largo, mas que são referentes a casos em 2020 e 2021.
No Boletim da Secretaria Estadual de Saúde do dia 20 de abril estão registradas sete notificações de Dengue em Campo Largo, mas que são referentes a casos em 2020 e 2021. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, apenas duas notificações foram deste ano. A secretária Daniele Fedalto informou que teve um caso em Campo Largo que procurou rede privada de atendimento e deu como positivo para Dengue. O Município fez a contraprova e o resultado deu negativo e o paciente está em acompanhamento. Outro caso registrado em Campo Largo não é de morador daqui. Segundo ela, foi um morador de Curitiba que esteve a passeio na cidade e com os sintomas acabou fazendo a coleta aqui.
Devido aos casos em todo Estado, como em municípios vizinhos, a vistoria de equipes da Prefeitura continua, em cumprimento à meta anual de visita em locais mais indicativos de foco da Dengue.
O que é
De acordo com o site dengue.pr.gov.br, do Governo do Estado, a dengue é uma doença febril aguda, sistêmica e dinâmica, variando desde casos assintomáticos a quadros graves, inclusive óbitos. Nos casos sintomáticos pode apresentar três fases clínicas: febril, crítica e de recuperação.
A primeira manifestação é a febre, geralmente acima de 38ºC, de início súbito e duração de 02 a 07 dias, associada à cefaleia, cansaço, mialgia, artralgia, dor retro-orbitária ou exantema. Com o declínio da febre (entre o 3º e 7º dia do início dos sintomas), grande parte dos pacientes recupera-se gradativamente. No entanto, alguns podem evoluir para a fase crítica da doença, iniciando com sinais de alarme. A dengue pode evoluir para remissão dos sintomas, ou pode agravar-se, exigindo constante reavaliação e observação, para que as intervenções sejam oportunas e os óbitos não ocorram.
Quais são os sintomas da dengue?
Os principais sintomas da dengue são: febre alta maior que 38.5ºC, dores musculares intensas, dor ao movimentar os olhos, mal estar, falta de apetite, dor de cabeça e manchas vermelhas no corpo. No entanto, a infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Neste último caso pode levar até a morte. Normalmente, a primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que geralmente dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo e articulações, além de prostração, fraqueza, dor atrás dos olhos, erupção e coceira na pele. Perda de peso, náuseas e vômitos são comuns. Em alguns casos também apresenta manchas vermelhas na pele.
Na fase febril inicial da dengue, pode ser difícil diferenciá-la. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes e sangramento de mucosas. Ao apresentar os sintomas, é importante procurar um serviço de saúde para diagnóstico e tratamento adequados, todos oferecidos de forma integral e gratuita por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
Sinais de alarme da dengue
Dor abdominal, vômitos persistentes, acúmulo de líquidos (ascite, derrame pleural, derrame pericárdico), hipotensão postural e/ou lipotimia, letargia e/ou irritabilidade, hepatomegalia maior do que 2cm abaixo do rebordo costal, sangramento de mucosa e aumento progressivo do hematócrito.