Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 01:29:13
Geral

Christiano Puppi vai liderar o Plano de Recuperação Emergencial Econômica e quer envolver toda a sociedade

“O objetivo é o fomento ao comércio, à venda, à indústria, otimizando arrecadação do município, possibilitando que o empresário parcele, refinancie e tenha mais tranquilidade em ve

Christiano Puppi vai liderar o Plano de Recuperação  Emergencial Econômica e quer envolver toda a sociedade

“Não tem saúde sem desenvolvimento econômico. Todas as secretarias estão ligadas à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a qual está atrelada, por exemplo, às pautas da secretaria de Governo, de Finanças, Fazenda Pública, Ordem Pública, à garantia de direito e propriedade, segurança. É uma secretária que é meio e fim, porta de entrada e também porta de saída. Engloba turismo, que traz o desenvolvimento econômico”, analisa Christiano Souto Puppi, que recém-assumiu a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Assuntos Metropolitanos.

Ele tem participado de reuniões com a Acicla, vereadores, secretários e empresários porque diz ser fundamental muito diálogo para elaborar projetos para trazer desenvolvimento econômico para a cidade. O foco agora é elaborar o Plano de Recuperação Emergencial Econômica, com visão bem abrangente para resgate do comércio e indústrias. Vai atuar também para obter recursos, convênios e buscar força a nível estadual e nacional. Chama até de um plano pós-guerra, devido aos prejuízos decorrentes da pandemia. “Para conseguir liderar o Plano de Recuperação preciso da união das secretarias e de toda a sociedade de Campo Largo, classe política, indústria, comércio, agentes governamentais”, completa.

A princípio serão seis projetos dentro deste plano, o qual é um pedido do prefeito Mauricio Rivabem, envolvendo ações para arrecadação, incentivo, comunicação, entre outros pontos. Uma parte já foi aprovada, que é o Refis. O plano tem previsão de estar pronto até o final do próximo mês. “O objetivo é o fomento ao comércio, à venda, à indústria, otimizando arrecadação do município, possibilitando que o empresário parcele, refinancie e tenha mais tranquilidade em vender seu produto, para gerar renda e trazer emprego para o município”, explica Christiano, que está aberto para ouvir os anseios da comunidade.

Ele conta à Folha que ele assumir uma secretaria era uma vontade do seu pai Marcelo Puppi (in memorian), que falava que ele tinha que pensar com o coração, como poderia ajudar a sua cidade a se desenvolver. Mesmo com experiência por ter atuado em assessoria direta com o presidente Jair Bolsonaro, Christiano sempre ouvia do pai que a mudança começa na cidade. Diz que Mauricio vinha fazendo o convite desde janeiro, mas ele tinha algumas questões ainda a serem resolvidas e agora conseguiu aceitar essa missão.
“A possibilidade de continuar o legado do meu pai e me doar de corpo e alma fez a diferença. Ele é o maior incentivador que eu tive e preciso defender estes valores e esta forma humana de gestão. Estou pensando na missão que me foi dada”, detalha ele, que deixou o cargo de diretor da Secretaria Nacional do Esporte, em Brasília, para assumir em Campo Largo. Ele também lamenta a perda do ex-secretário Germano Krueger, vítima da Covid-19, o qual estava desenvolvendo um bom trabalho e quem respeitava muito. “Era uma missão que eu tinha que cumprir para contribuir com a realidade local”, completa.

Experiência
Christiano diz que sente maior orgulho quando fazem referência a ele como o filho do Marcelo, que segundo ele é sua maior qualidade e do que mais se orgulha. Mas mesmo ainda jovem, com 31 anos de idade, ele já desenvolveu um trabalho que lhe garante muita experiência para assumir essa secretaria e para agregar ao desenvolvimento local.

É advogado, especializado em Direito Público e está concluindo especialização em Direito Administrativo em instituto reconhecido. “Sou um entusiasta do desenvolvimento econômico, incentivador do empreendedorismo, filho de empresária, neto de empresária. Estou desde cedo militando em institutos liberais”, cita.

De 2013 a 2017 trabalhou na Curitiba S.A., a qual desenvolve o Programa de Regularização Fundiária de Curitiba, garante a segurança social e jurídica para as empresas, pessoas e instituições, auxilia o município no dimensionamento da arrecadação de impostos e elaboração de planos diretores. Também atua no apoio ao desenvolvimento da Cidade Industrial de Curitiba, com ênfase na busca de soluções para as demandas ligadas à infraestrutura, desenvolvimento, consolidação e sustentabilidade da produção de bens e serviço.
Em 2018 foi assessor no governo do Estado do Paraná e em 2019 foi trabalhar em Brasília, também atuando na advocacia durante todo esse período. Ele trabalhou com o ministro Onyx Lorenzoni, como assessor especial da presidência da República em 2019. “Uma honra poder trabalhar com o alto escalão dentro do Palácio do Planalto. O relacionamento externo com o Congresso e setor privado passava pela assessoria. São pautas estratégicas desde mudanças territoriais, agropecuárias, como também contato direto com o Congresso Nacional e estratégias dos Ministérios. Como desburocratizar processos do Governo, incentivo ao comércio”, explica.

Em março de 2020 foi convidado a ser diretor do Departamento de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor, da Secretaria Nacional de Futebol. Foi o primeiro campo-larguense a assumir um cargo como este, uma diretoria de importância nacional. Christiano já trabalhou também com Direito Esportivo, o que contribuiu para exercer esse cargo que, entre as funções, fazia todas as tratativas dos clubes com o Ministério da Cidadania. Diz ter analisado bastante deixar para trás essa diretoria, pela sua importância e conhecimento adquirido, mas entendeu que tem um desafio ainda maior em trabalhar pela sua cidade.