Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 02:51:58
Geral

Vacinação contra a Covid-19 em Campo Largo está tendo ótima aceitação

Campo Largo já recebeu 4.497 doses de vacina contra a Covid-19 e destas já foram aplicadas 3.319 doses. Neste momento estão sendo vacinados profissionais da Saúde e de casas lares e a aceitação está s

Vacinação contra a Covid-19 em Campo  Largo está tendo ótima aceitação

Campo Largo já recebeu 4.497 doses de vacina contra a Covid-19 e destas já foram aplicadas 3.319 doses. Neste momento estão sendo vacinados profissionais da Saúde e de casas lares e a aceitação está sendo ótima até então. O saldo residual só pode ser destinado a esse grupo, que continua sendo vacinado.  Para os idosos com 90 anos ou mais, a Prefeitura Municipal informou que haviam 440 doses - informações passadas na quarta-feira (10).

De acordo com o Plano Estadual de Vacinação, atualmente as vacinas estão destinadas ao subgrupo 09: trabalhadores dos demais serviços ambulatoriais e hospitalares, trabalhadores atuantes em farmácias, em sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados (Covid-19), cuidadores domiciliares, doula, e trabalhadores atuantes em áreas administrativas, inclusive da gerência e gestão da saúde.

O próximo subgrupo é formado por trabalhadores de serviços ambulatoriais e hospitalares, públicos e privados, que se encontram em teletrabalho devido à pandemia e demais não listados anteriormente.

A Folha tem recebido questionamentos sobre falta de avisos para poderem tomar a vacina, mas isso está acontecendo de forma gradativa. Para a vacinação, que acontece de forma escalonada de acordo com o Plano, são realizados os cadastros a partir de formulários no site da Prefeitura, respeitando os subgrupos e as doses recebidas. Estão sendo avisados diretamente os grupos e após o cadastro a Secretaria de Saúde faz o agendamento.
Apesar de muita polêmica sobre as vacinas, agora que é uma realidade está tendo ótima aceitação da população e a maioria aguardando com ansiedade para chegar a sua vez de ser vacinado. Mesmo com poucas doses ainda disponibilizadas, está acontecendo de forma organizada, respeitando critérios.

Idosos de 90 ou mais
Nesta semana, a Prefeitura abriu o cadastro para vacinação dos idosos com 90 anos ou mais e também vão vacinar os idosos acamados. Após o cadastro ser realizado no site oficial da Prefeitura (www.campolargo.gov.pr.br) a Secretaria de Saúde entra em contato para agendar dia e local de vacinação.

Nota do Estado
A Secretaria de Estado da Saúde reforça que o regramento elencado no Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19 deve ser rigorosamente seguido. Como ainda há pouca quantidade de vacinas acessíveis, imunizar na sequência dos grupos é determinante para a redução de casos graves e óbitos pela Covid-19. “Fizemos um esforço grande para organizar uma ordem que seja eficiente e eficaz para a vacinação. Mas contamos com a colaboração de toda a população para cumprir a ordem para ser imunizado”, afirma o secretário da Saúde, Beto Preto.

Após a vacinação dos indígenas, trabalhadores de saúde, idosos, pessoas com deficiência e as que residem em instituições de longa permanência, a imunização seguirá para outros públicos.

O grupo “trabalhadores de saúde”, detalhado no Anexo II do Plano Estadual, está conceituado como “Pessoa que exerce as atividades laborais em serviço de saúde -instituições públicas e prestadoras de serviços de internação hospitalar e instituições de serviços ambulatoriais de saúde”.

A Saúde considerou público-alvo de trabalhadores desta área o número projetado pelo Ministério, de 303.026 pessoas. A partir deste público, foram escalonados 10 subgrupos a fim de contemplar todos de forma ordenada.

A diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Secretaria, Maria Goretti Lopes, explica que é preciso fechar uma população para seguir à frente. “Elencamos pensando no bem coletivo. Por exemplo, os trabalhadores que atendem diretamente pacientes Covid-19 foram vacinados todos. Passamos então para os outros subgrupos que incluem profissionais dos Centros de Atenção Psicossocial, laboratórios, serviços de urgência e emergência gerais até vacinar todos os trabalhadores e finalizar o grupo da saúde”.

A ordem de prioridade foi planejada a partir da fragilidade da vida do cidadão e ao tempo de exposição dos trabalhadores que aumenta o risco de infecção pelo novo coronavírus. O Paraná recebeu 391.700 doses das vacinas CoronaVac/Instituto Butantan e da Aztrazeneca/Fiocruz. Até a quarta-feira (03) 163.106 foram vacinadas com a primeira dose do imunizante contra a Covid-19.

Denúncias
A Controladoria-Geral do Estado (CGE) já está recebendo denúncias contra pessoas que receberam vacina contra a Covid-19 sem estar nos grupos prioritários, independentemente de serem servidores públicos estaduais ou não. O relato da irregularidade pode ser feito pelos canais usuais da Coordenadoria de Ouvidoria (Ouvidoria-Geral), que os direcionará aos órgãos ou às instâncias competentes - pelos telefones 0800 041 1113 e (41) 3883-4014, que atende pelo aplicativo Whatsapp. Pela internet, há um botão específico no portal www.coronavirus.pr.gov.br , mas também pode-se registrar a manifestação no site da CGE (www.cge.pr.gov.br), na aba Ouvidoria. Se preferir usar e-mail o denunciante deve enviar o material para ouvidoria@cge.pr.gov.br.