Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 04:30:12
Geral

Verão inicia com tempo instável e com previsão de recuperação lenta de reservatórios de água

Apesar da previsão de chuvas mais frequentes do que as registradas na primavera, o panorama para o primeiro trimestre de 2021 é de recuperação lenta dos níveis dos reservatórios de abastecimento de ág

Verão inicia com tempo instável e com previsão de recuperação lenta de reservatórios de água

Começou às 7h02 desta segunda-feira (21), o Verão em todo o Hemisfério Sul e no Paraná, as condições climáticas são instáveis, conforme aponta o Simepar. A estação terminará no dia 20 de março de 2021, às 06h38.

Com dias mais longos e quentes, além de temperaturas mais altas por vários dias consecutivos, a temperatura média máxima e mínima na Região Metropolitana de Curitiba fica na casa de 25.9°C e 16.2 °C durante o mês de janeiro; 26.2°C e 16.7°C em fevereiro e 25°C e 15.7°C em março.

O Simepar explica ainda que, assim como esteve presente na primavera, o fenômeno climático La Niña continuará ativo, com intensidade fraca a moderada, perdendo força no final do verão. Além disso, uma bolha de água mais quente se forma na Costa Sul do Brasil, Uruguai e Argentina, com tendência a diminuir em fevereiro.

 

Chuvas

A estação tem histórico de ser bastante chuvosa no Paraná, sendo os volumes totais acumulados são consequências de tempestades isoladas, linhas de instabilidade e aglomerados de nuvens convectivas, associados ao maior aquecimento diurno e à maior disponibilidade de umidade do ar – conforme explica o boletim do Simepar. Apesar da previsão de chuvas mais frequentes do que as registradas na primavera, o panorama para o primeiro trimestre de 2021 é de recuperação lenta dos níveis dos reservatórios de abastecimento de água no Paraná.

A ocorrência de chuvas ficará entre ligeiramente abaixo e próxima à média climatológica em todas as regiões, mantendo-se a distribuição espacial e temporal irregular verificada nos últimos meses. São previstos vários dias consecutivos de tempo seco e muito quente.

O documento segue explicando que estes sistemas ocasionam chuvas intensas, localizadas, com grande incidência de descargas atmosféricas e de curta duração, muitas vezes acompanhadas de vendavais e granizo, afetando todas as regiões do estado.

Por conta da alta probabilidade de desastres naturais, a Defesa Civil Estadual estará atenta em tempo integral a situações meteorológicas adversas que possam causar esses eventos. Com base nas previsões do Simepar, o Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd) dispara alertas às prefeituras e à população. Interessados em receber as mensagens devem enviar por SMS o número do seu CEP para 40199. Mais informações estão disponíveis em http://www.defesacivil.pr.gov.br/Pagina/Alerta-SMS.

A página da Defesa Civil Estadual também dá dicas de como agir para se proteger em caso de alagamentos, deslizamentos ou vendavais, comuns no verão, disponível dentro do site da Defesa Civil.