Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 04:41:53
Geral

Desafios da Educação de jovens e adultos se intensificam na pandemia

Necessidade de continuar trabalhando se mistura ao cansaço e à falta das aulas presenciais e prejudicam o aprendizado dos alunos, que ainda permanecem firmes nos estudos

Desafios da Educação de jovens e adultos se intensificam na pandemia

Se frequentar a escola na idade recomendada, tendo somente ela como obrigação, já é desafiador, imagine dividir o tempo com as obrigações de trabalho, tarefas domésticas, cuidado com os filhos e preocupações da vida adulta, como costuma ser a realidade da educação de jovens e adultos. Esse é o quadro encontrado na maioria dos casos do Ceebja Professor Domingos Cavalli, que atualmente tem 470 alunos matriculados, mas que já chegou a ter aproximadamente 700 e tem a evasão escolar como um dos seus principais desafios.

“Para cursar o Ensino Fundamental, eles precisam ter 15 anos completos e para o Ensino Médio 18 anos completos, sem idade máxima – já tivemos alunos de 80 anos estudando aqui. Os menores de idade ainda são obrigados por lei a cursarem, mas para os adultos acaba sempre sendo um desafio a mais. Nós incentivamos muito o estudo e temos muitos alunos que são superdedicados, mas também entendemos a realidade deles. Alguns querem a certificação para se recolocarem no mercado de trabalho ou para conseguirem estabilidade no emprego, mas nós, como educadores, mostramos para eles que o conhecimento científico é de extrema importância para a vida”, explica a diretora da instituição, Sandra Berton Pereira.

Alguns deles realizam a prova do Enceja e conseguem a aprovação em determinadas disciplinas, mas recorrem ao colégio para cursarem as mais difíceis, especialmente ligadas à área de Exatas. “Existem alunos que chegam para nós que vêm com aprovação em determinadas áreas de conhecimento, mas não conseguiram passar em Matemática, Física, Química e até mesmo no Inglês e precisam cursar essas disciplinas. Nós mostramos para eles, então, que o conteúdo é muito mais valioso do que um pedaço de papel e muitas vezes é neste momento que ele pega o gosto por começar a estudar. Nos orgulhamos em dizer que temos alunos que saíram da nossa instituição, venceram essa fase da vida e hoje são graduados”, comenta.

Insegurança a distância
Um dos desafios maiores é vencer a insegurança. A diretora Sandra comenta que existem muitos alunos que se sentem inseguros em ter aulas on-line e não conseguem aprender de maneira adequada somente com essa metodologia. “Temos alunos que precisam de uma atenção especial do professor, pois são mais inseguros na hora de aprender, por isso realizamos atendimentos na sala de recursos, com todos os cuidados necessários. Eles estão ansiosos para que voltem logo às aulas, porque faz muita falta. E nós também sentimos muita falta deles aqui, preenchendo as nossas salas e corredores. São três turnos que nosso colégio é cheio de alunos e professores, agora estamos há quase um ano com esse silêncio, tudo vazio”, diz.

O sistema de Educação para Jovens e Adultos também é administrado pelo Governo do Paraná, portanto, as aulas acontecem também via Classroom e com atendimentos diretamente no colégio, para entrega de atividades impressas para alunos que precisam e tirar dúvidas, bem como atendimentos via WhatsApp com professores.
“A grande questão é que o sistema do EJA é diferente da grade curricular regular de ensino, então alguns alunos têm certa dificuldade para aprender, mas na sua maioria continuam participativos. Nosso sistema é semestral, então incentivamos eles a entregarem sempre as atividades dentro das possibilidades, com a maior atenção e capricho possível”, ressalta.

Apoio da família
A família tem uma parte muito importante no incentivo da continuidade dos estudos dos alunos. “Especialmente para os adolescentes, cabe aos pais cobrarem deles a entrega das atividades em dia e que façam o seu melhor, pois ainda são menores de idade e estão em formação. A família precisa apoiá-los e ajudá-los a ter uma formação escolar adequada e dar o suporte necessário para que isso aconteça. Para os adultos isso também é bastante importante, pois quando nos mostramos presentes e ativos no objetivo de alguém, aquela meta se torna bem mais fácil de ser alcançada”, reforça.

Matrículas
Para alunos da instituição, as rematrículas estão abertas, basta entrar em contato com a secretaria. Para novos alunos as matrículas abrem a partir desta segunda-feira (30) e seguem durante todo o mês de janeiro de 2021 – com pausa somente para o recesso de final de ano.
Para fazer a matrícula é necessário o histórico escolar (original e cópia), RG, CPF e título de eleitor (original e cópia), duas fotos 3x4 e cópia do talão de luz atualizado.