Empresários defendem a posição de que comércio deve se manter aberto e, para isso, uma atenção maior com os cuidados básicos de prevenção é fundamental
O maior número de casos de pessoas contaminadas pela Covid-19 em apenas um dia (150 casos na terça-feira, 24) e o crescente aumento nas últimas cinco semanas têm colocado o Poder Público em alerta. É de extrema importância que as pessoas tomem o máximo de cuidado possível para prevenção. Até esta quinta-feira (26) 4.612 campo-larguenses foram contaminados, sendo 83% já recuperados e 99 óbitos.
O atual vice-presidente da Acicla, Bruno Boaron, destacou que “empresários estão empenhados em reforçar as informações sobre os protocolos de higiene e os cuidados com a Covid-19 aos seus colaboradores e clientes. Somente somando forças e reforçando os cuidados sairemos dessa”. Empresários afirmam que o setor produtivo não é o culpado, já que seguem todos os protocolos e têm focado insistentemente na conscientização. Eles defendem a ideia de que o comércio não pode fechar e vão lutar por isso.
Com o maior registro de casos desde o início da pandemia, a Prefeitura Municipal tem alertado para a necessidade do isolamento social. No Decreto nº 420, desta quarta-feira (25), o prefeito determinou o fechamento de parques públicos e proibiu realização de eventos que envolvam aglomeração de pessoas.
Uma das preocupações é quanto à ocupação de leitos na regional de saúde da qual Campo Largo faz parte - 93% das vagas de UTIs e 73% das vagas de enfermarias exclusivas para adultos com Covid-19 estavam ocupadas até registro na quarta-feira. A proporção entre o número de recuperados e o número total de casos reduziu novamente e está em 83% - esta proporção chegou a 95% no início de outubro.
Na última semana epidemiológica (de 15 a 21/11) foram registrados 325 novos casos de Covid-19 e dois óbitos. É o segundo maior número de casos novos em uma única semana desde o início da pandemia – apenas em julho (de 12 a 18/07) o número foi maior, com 340 novos casos. Em todo o mês de outubro foram 290 novos casos.
O município até esta quinta-feira ainda está em Bandeira Laranja, mas o Poder Executivo teme um colapso no sistema de Saúde e ressalta que já há grande dificuldade de substituições de profissionais, já que todos estão na ativa contra a Covid-19. “A regra para evitar a transmissão da doença é ficar em casa, evitar aglomeração de pessoas, adotar os protocolos de medidas preventivas - uso de máscara de proteção respiratória, higienização das mãos com álcool gel 70%, crianças e idosos em casa, pessoas dos grupos de risco em casa, sair do isolamento social somente em casos emergenciais e não aglomerar pessoas em qualquer espaço e/ou ambiente”, orientam.
Prefeito com Covid-19
O prefeito Marcelo Puppi foi internado na quarta-feira (25) pela manhã no Hospital do Rocio e sua esposa Daniela foi internada no dia anterior. A medida foi necessária para realizarem exames complementares e ficarem sob orientação médica, mas não foi necessário uso de respirador, nem estão na UTI. Também várias pessoas que trabalham na Prefeitura testaram positivo para Covid-19.
Decreto nº 420
Art. 1º. Fica determinado o fechamento dos parques municipais por prazo indeterminado.
Parágrafo Único. É expressamente vedado a aglomeração de pessoas nos parques municipais.
Art. 2º. Fica proibida a realização de qualquer evento público, no âmbito do Município de Campo Largo, que resulte na reunião, ou aglomeração de pessoas.